Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

segunda-feira, 18 de junho de 2012



Cartilha contra tráfico de pessoas é lançada na São Paulo Fashion Week

Parceria entre o Itamaraty, a agência Ford Models e a Katie Ford Foundation resultou em cartilha informativa. Vídeo dá dicas práticas para evitar tráfico de pessoas


Texto e fotos Bianca Pyl


São Paulo (SP) - O Ministério das Relações Exteriores (MTE) lançou ontem (14) a cartilha "Orientações para o Trabalho no Exterior" durante o evento de moda mais concorrido do país, a São Paulo Fashion Week. O lançamento foi viabilizado por meio de uma parceria do órgão com a Ford Models e a Katie Ford Foundation. Na ocasião, a agência de modelos apresentou também um vídeo com dicas práticas dirigido às modelos brasileiras em viagem a trabalho ao exterior.


A cartilha visa ajudar na conscientização e na prevenção para que brasileiras e brasileiros não sejam enganados por promessas de pessoas que se passam por "olheiros" de modelos ou jogadores de futebol. Há casos de jovens de ambos os sexos que são iludidos e acabam se tornando vítimas do tráfico de pessoas.


"É importante estar bem informada antes 
de sair do país", destacou Katie Ford
Voltada para jogadores de futebol, dançarinos, professores de capoeira, churrasqueiros, modelos e manequins, a publicação foi apresentada oficialmente à sociedade no último dia 29 de maio. 


Entre as principais orientações da cartilha, está a exigência de que os contratos sejam escritos também em português e que os detalhes relativos ao alojamento, à forma de pagamento e aos direitos constem em contrato.


Também se aconselha que quem for trabalhar fora leve consigo os contatos da embaixada brasileira no país de destino. Além disso, é importante deixar cópias dos documentos pessoais com a família no Brasil. Uma pesquisa na internet sobre a contratante também é recomendada porque alguns casos de tráfico de pessoas ou de trabalho escravo envolvendo a empresa em questão podem ter sido noticiados.  


"Muitas jovens saem com o sonho de se tornar modelos famosas e ter uma carreira internacional, mas quando chegam a outro país descobrem que a situação que enfrentarão é muito diferente da que sonhavam", disse Katie Ford durante o lançamento. Ela elogiou a iniciativa do governo em produzir o material inédito e lembrou que os traficantes de pessoas sabem bem o que dizer e como lidar com jovens que sonham com uma carreira internacional. Daí a relevância de que estejam bem informadas antes de sair do país.


Vídeo
O vídeo produzido pela Ford Models conta com depoimento das modelos com carreira internacional Tayane Leão, Bárabara Weber, Patrícia Barros e Aline Weber. As modelos dão dicas para que as iniciantes na carreira não caiam em golpes e acabem vítimas de tráfico internacional de pessoas e do trabalho em condições análogas às de escravos.


Uma das dicas do vídeo é combinar um código com a família para o caso de uma emergência. "Este é um assunto muito sério e precisa ser falado, precisa ser exposto. As meninas normalmente começam muito jovens e sem orientação nenhuma. Por isso, torna-se fácil enganá-las", disse a modelo e atriz Patrícia Barros, que participou do vídeo.
Patrícia Barros defende que o assunto seja mais debatido no mundo da moda
A Ford Models disponibilizou seus contatos para orientar modelos que tenham dúvidas sobre contratos internacionais. "Nós colocamos nossos contatos à disposição mesmo para modelos de outras agências, seja para orientar ou mesmo conferir se alguma empresa é de confiança", disse Décio Restelli Ribeiro, presidente da Ford Models Brasil. Ele lembra de pequenas precauções podem fazer grande diferença lá fora, como contratar um seguro de saúde.


Os casos mais recentes de tráfico de pessoas, atendidos pelas embaixadas brasileiras, ocorreram na Armênia, China Cingapura, Coréia do Sul, Filipinas, Grécia, Índia, Indonésia, Irã, Malásia, Tailândia e Turquia.


Conheça um caso
A Repórter Brasil divulgou recentemente o caso de três jovens, uma delas com apenas 15 anos, que foram vítimas de tráfico internacional de pessoas e acabaram submetidas a assédio moral e sexual, além de cárcere privado e servidão por dívida, de acordo com acusação feita pelo Ministério Público Federal de São Paulo (MPF-SP). A denúncia foi aceita pelo juiz federal João Batista Gonçalves, da 6ª Vara Civil de São Paulo, que determinou que as agências brasileiras Dom Agency Model´s e Raquel Management parem imediatamente de enviar modelos ao exterior.


Acesse a cartilha aqui


Assista ao vídeo produzido pela Ford Models no canal da Repórter Brasil no YouTube

http://www.reporterbrasil.org.br/exibe.php?id=2066

Nenhum comentário:

Postar um comentário