Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

terça-feira, 12 de junho de 2012


Ministra Eleonora Menicucci destaca papel de estados e municípios nas políticas nacionais para as mulheres

11/06 - Ministra Eleonora Menicucci destaca papel de estados e municípios nas políticas nacionais para as mulheres
Ministra Eleonora apresenta capilarização das políticas para as mulheres como uma das prioridades da sua gestão Foto: Nilza Scotti/SPM
Encontro reúne, até esta terça-feira (12/06), cerca de 200 gestoras estaduais e municipais de secretarias, coordenadorias e instâncias executoras de políticas para as mulheres

“Precisamos que os organismos de todas as esferas de governo estejam fortalecidos para que as políticas nacionais cheguem às moradoras em seus municípios, pois é ali que as mulheres moram, vivem e trabalham”, afirmou a ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR). A declaração foi feita durante o discurso da ministra, na manhã desta segunda-feira (11/06), durante a abertura da reunião do Fórum Nacional de Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres.

O encontro reúne, até esta terça-feira (12/06), cerca de 200 gestoras estaduais e municipais de secretarias, coordenadorias e instâncias executoras de políticas para as mulheres, em Brasília. Na sua exposição, a ministra Eleonora destacou a necessidade de reforçar a transversalidade com os demais ministérios e órgão federais, estados e municípios.

De acordo com Eleonora Menicucci, é fundamental a participação e o envolvimento das mulheres no Legislativo e em todas as instâncias de poder. “O compromisso da SPM está voltado também para a consolidação e a articulação do Fórum. Queremos a capilarização de nossas políticas e diretrizes e que elas sejam implementadas em todas as esferas de governo”, frisou.

A ministra apontou ainda o compromisso da SPM com todas as mulheres, de todas as cores, raças, etnias, orientação sexual e com deficiências. “Precisamos mudar valores pré-estabelecidos, pois esse é o século das mulheres. Queremos a igualdade para todas. Queremos a magnitude de um projeto político sem preconceitos e discriminações”, completou.


Menicucci falou sobre a autonomia das mulheres e alertou para as discriminações contra as mulheres no ambiente de trabalho e o adoecimento de muitas delas. Na sequência da fala da ministra Eleonora, ocorreram apresentações das diferentes áreas da SPM pela secretária-adjunta Lourdes Bandeira e pelas subsecretárias Vera Soares (Articulação Institucional e Ações Temáticas), Aparecida Gonçalves (Enfrentamento à Violência contra as Mulheres) e Tatau Godinho (Planejamento e Gestão Interna).

Capilaridade - Criado em 2003, o Fórum Nacional de Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres é uma das iniciativas da SPM que contribui para o fortalecimento das instâncias executivas de políticas para as mulheres e ampliação da implementação das políticas e ações para o conjunto das mulheres brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário