Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quinta-feira, 14 de junho de 2012


Governo federal destaca programas sociais com foco nas mulheres em reunião com gestoras

Apresentações colocam em detalhe atenção dos programas Brasil sem Miséria, Bolsa Família, Brasil Carinhoso e Pronatec às mulheres
 
Na segunda-feira (11/06), o Fórum Nacional de Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres tratou da participação dos ministérios nos principais programas e ações nacionais dirigidas às mulheres. A mesa interministerial contou com a participação do Ministério da Educação (MEC), representado por  Fábio Meirelles e Marcelo Feres; do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) representado por Patrícia Vieira; e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), representado por Andréa Butto. Teve mediação da secretária de Articulação e Ações Temáticas da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Vera Soares.
 
Os benefícios dos programas e projetos desenvolvidos pelo governo federal foram citados como instrumento de empoderamento das mulheres. Muitos deles garantem a saúde da gestante, a nutrição dos bebês, o sustento da família e a capacitação profissional de jovens e adultos. Os programas Brasil sem Miséria, Bolsa Família, Brasil Carinhoso e Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foram apresentados com mais detalhe pelas possibilidades de aumentar as oportunidades das mulheres na sociedade.
 
De acordo com o coordenador-geral de Direitos Humanos do Ministério da Educação, Fábio Meirelles, o grande número de inscrições de mulheres no Pronatec mostra que o interesse delas por melhores posições no mercado só aumenta. “Estamos consolidando esse programa dentro do recorte de gênero, dessa forma o acesso a ele será muito mais fácil”, explicou.
 
Em sua exposição, a secretária da SPM Vera Soares lembrou a importância da qualificação profissional para as mulheres. “O direcionamento de cursos profissionalizantes para as mulheres ainda é muito comum. Os cursos de costureira, cuidadora de idosos e crianças, cabeleireira e copeira são os mais indicados para as mulheres. Mas hoje, o interesse delas está  na área de informática, comércio e também construção civil”, alertou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário