Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sexta-feira, 22 de junho de 2012


Zona Sul de Macapá recebe centro de referência e atendimento à mulher

21/06 - Zona Sul de Macapá recebe centro de referência e atendimento à mulher
Parteiras destacam importância do CRAM Zona para os direitos das mulheres Foto: Juliana Camelo/SPM

Inaugurado na zona Sul de Macapá, CRAM Izaura Góes da Silva é importante equipamento social de proteção às mulheres
 
Clique aqui para ver a galeria de fotos no facebook.com/spmulheres
 
Macapá recebeu na última segunda-feira (18/06), dois Centros de Referência e Atendimento  à Mulher (CRAM). O primeiro deles foi inaugurado, pela manhã, na Zona Sul da capital do Amapá. O Centro de Referência e Atendimento à Mulher Izaura Pereira Góes da Silva (in memorian) recebeu R$ 175 mil de financiamento da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), valor correspondente a 90% do investimento aplicado para a viabilização do espaço, aquisição de automóveis, mobiliário e equipamentos de informática. A verba faz parte do Pacto Nacional pelo Enfrentamento da Violência contra as Mulheres.
 
O evento contou com a presença da secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da SPM, Aparecida Gonçalves, entre outras autoridades da cidade. “Os maiores problemas que temos em relação à violência contra a mulher estão nas periferias das cidades. Colocar um centro de referência na região sul da cidade significa trazer para perto das mulheres um local, não só de apoio, mas de acolhimento e aprendizado”, considerou a secretária.
 
Zuleide Fernandes, presidenta da Associação das Parteiras Tradicionais de Macapá, fez questão de participar e levar suas companheiras de atividade. “Esse local significa ajuda à mulher de baixa renda. Aqui as pessoas não te identificam, elas só querem fazer você se sentir melhor e resolver o seu problema. É um trabalho realmente lindo”, avaliou Zuleide Fernandes.
 
O ato teve a presença do prefeito de Macapá, Roberto Góes; da vice-prefeita, Helena Guerra; entre outras autoridades do Judiciário e Legislativo estadual e municipal, movimentos de mulheres e feministas. O prefeito de Macapá, Roberto Góes reiterou a importância da criação de espaços como esse: “Macapá sempre procurou ter iniciativas protetivas à mulher. O CRAM é mais um exemplo de que temos um compromisso com essa causa”. 
 
Para a coordenadora municipal de Políticas para as Mulheres de  Macapá, Ester de Paula, o centro de referência e atendimento à mulher é uma conquista para a cidade. “Tivemos que reformar essa residência para transformá-la na casa de todas as mulheres de Macapá”, frisou a gestora municipal.
 
Já  a representante do Conselho da Mulher de Macapá Ediane Andrade recuperou a luta do movimento de mulheres e feministas para que espaços como o centro de referência fossem construídos e voltados aos direitos das mulheres. “É um centro para atender todas as mulheres. Isso aqui é política pública real. Macapá está mais forte e feliz”, afirmou a conselheira. 
 
Serviços às mulheres - Os CRAM’S são centros de excelência para o atendimento à mulher vítima de violência doméstica e em situação de vulnerabilidade social. Oferece às mulheres serviços psicológicos, de assistência social, jurídico, terapias, entre outros.
 
Serviço: Centro de Referência e Atendimento à Mulher Izaura Pereira Góes da Silva (in memorian),  Zona Sul
Endereço: Av Jose Augusto Façanha nº 430  - bairro Novo Buritizal – Macapá/AP
 
 
 
Comunicação SocialSecretaria de Políticas para as Mulheres – SPMPresidência da República – PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário