Secretaria da Mulher de Pernambuco ganha prêmio da ONU
Projeto Chapéu de Palha atende 98 municípios da Zona da Mata Pernambucana e fortalece cidadania de trabalhadoras rurais com qualificação profissional e renda complementar em período de entressafra
A Secretaria da Mulher de Pernambuco recebeu o prêmio concedido pela Organização das Nações Unidas (ONU), na categoria Promoção da Inclusão de Gênero nos Serviços Públicos, para o projeto Chapéu de Palha Mulher, que atende as mulheres rurais do estado. O certificado foi entregue, na segunda-feira passada (25/06), ao governador Eduardo Campos e a secretária da Mulher de Pernambuco, Cristina Buarque, em Nova Iorque.
“Do ponto de vista das mulheres pernambucanas e das mulheres em situação mais vulnerável, essa nova agenda está mais do que correta. Porque não se faz política pública somente com o governo,se faz política pública com o povo”, apontou a secretária da Mulher de Pernambuco, Cristina Buarque.
O projeto Chapéu de Palha Mulher, foi criado em 2007, com o objetivo de interiorizar as questões de gênero em Pernambuco, atendendo no período da entressafra as trabalhadoras rurais da zona canavieira e do Vale do São Francisco, região de plantações de frutas. A proposta surgiu a partir da necessidade de mulheres do movimento social do campo, na perspectiva de corrigir desvantagens históricas e permitir o acesso das mulheres a políticas públicas e a novas oportunidades de trabalho e renda.
A iniciativa tem como objetivo fortalecer a cidadania das mulheres por meio de cursos políticas públicas, gênero, raça e etnia e de cursos profissionalizantes para a inserção das mulheres participantes para o mercado de trabalho. Durante o período de formação, é feito o pagamento de uma bolsa para complementar a renda da família.
Resultados do projeto - Somente em 2011, o projeto Chapéu de Palha Mulher atendeu 21.251 pessoas, sendo 16.724 mulheres rurais e 4.527 crianças, beneficiando 98 municípios das regiões da Zona da Mata, Agreste e Sertão pernambucanos.
Comunicação SocialSecretaria de Políticas para as Mulheres – SPMPresidência da República – PR
Nenhum comentário:
Postar um comentário