Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sexta-feira, 22 de junho de 2012


Região Norte de Macapá também ganha centro de referência para enfrentar a violência contra as mulheres

21/06 - Região Norte de Macapá também ganha centro de referência para enfrentar a violência contra as mulheres
Secretária da SPM Aparecida Gonçalves (à esquerda) e vice-prefeita Helena Guerra (de azul) assistem discurso da coordenadora municipal de Políticas para as Mulheres, Ester de Paula Foto: Juliana Camelo/SPM

Clique aqui para ver a galeria de fotos no facebook.com/spmulheres
 
O enfrentamento à violência contra a mulher ganhou mais apoio com a inauguração de dois Centros de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM) em Macapá: Izaura Pereira Góes da Silva (in memorian), na zona Sul, e Janice Azevedo Melo dos Santos Palmerin (in memorian), na zona Norte.
 
Inaugurado no período da tarde da segunda-feira passada (18/06), o CRAM Zona Norte também recebeu R$ 175 mil de financiamento da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), valor correspondente a 90% do investimento aplicado para a viabilização do espaço, aquisição de automóveis, mobiliário e equipamentos de informática. A verba faz parte do Pacto Nacional pelo Enfrentamento da Violência contra as Mulheres.
 
A secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da SPM, Aparecida Gonçalves, participou da inauguração e fez questão de conhecer as dependências do novo centro. Autoridades do governo do estado do Amapá e da capital também compareceram ao evento, que também foi acompanhado pela população e por banda de música do Corpo de Bombeiros.
 
“O acompanhamento psicológico é o serviço mais importante. Ele deve ser oferecido tanto para as mulheres, quanto para os filhos delas.A família é a estrutura fundamental para superar a situação de violência”, avaliou Aparecida Gonçalves.
 
No lançamento, a subprefeita da zona Norte de Macapá, Ediane Alves, falou sobre a realidade do local. “Temos pouco acesso a esse tipo de serviço aqui. Estamos sendo presenteados com o CRAM no nosso bairro”.  Ela também convocou a população a enfrentar à violência de gênero. “Não podemos falar sobre políticas para as mulheres sem falar em avanços na educação de meninos e meninas”, ressaltou Ediane Alves. 
 
Ainda sobre educação, a deputada federal Dalva Figueiredo (PT-AP) conclamou: “A educação é fundamental para o enfrentamento a violência contra a mulher”. Já a coordenadora municipal de Políticas para as Mulheres de  Macapá, Ester de Paula, o modelo de construção do CRAM vai fomentar novos valores na região. “A prefeitura colocou um centro na forma de uma residência para dar a ideia de abrigo e de acolhimento”, explicou. 
 
Localizado no bairro Renascer, uma das regiões mais carentes da capital do Amapá, o CRAM Janice Azevedo Melo dos Santos Palmerin (in memorian) coloca à disposição das mulheres vítimas de violência doméstica e em situação de vulnerabilidades social serviços psicológicos, de assistência social, jurídico, terapias, oficinas, capacitação para o mercado de trabalho, entre outros serviços.  
 
Serviço: Centro de Referência e Atendimento à Mulher Janice Azevedo Melo dos Santos Palmerin  (in memorian), da Zona Norte
Endereço: Rua: Roma, nº 2147 - bairro Renascer II – Macapá/AP
 
 
 
Comunicação SocialSecretaria de Políticas para as Mulheres – SPMPresidência da República – PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário