Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

terça-feira, 12 de junho de 2012


Le Monde analisa evolução da condição social das mulheres no Brasil

Em um artigo intitulado "O Brasil ama suas mulheres", a edição do jornal Le Monde que chegou às bancas na tarde desta quarta-feira analisa a evolução da condição social das mulheres brasileiras, resumindo as conclusões da oitava edição do Women's Forum, realizado pela primeira vez este ano em São Paulo.

O texto, assinado pelo jornalista Nicolas Bourcier, explica ao público francês como a lei Maria da Penha de 2006 contribuiu para a luta contra a violência doméstica e cita números que mostram que a participação das mulheres no mercado de trabalho brasileiro deve superar a dos homens até 2020.
O artigo também aponta que apesar da eleição de Dilma Rousseff à presidência da República em 2010, a participação das mulheres na política brasileira ainda é pequena, já que elas ocupam somente 50 das 513 cadeiras do Congresso, enquanto no Senado são apenas 12 de um total de 83 senadores.
O texto do jornal Le Monde termina citando a presidente da Petrobrás, Maria das Graças Foster, que durante o evento se pronunciou contra a proposta de um sistema de cotas para favorecer a participação feminina no mercado de trabalho e nas instituições. Ela disse que a mulher "está no centro das transformações do Brasil. É o país do presente". Uma maneira, segundo o jornal, de dizer que o Brasil talvez deixará de ser o "eterno país do futuro", graças à ajuda das mulheres.
*RFI

Nenhum comentário:

Postar um comentário