Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sábado, 15 de setembro de 2012


Em visita à Baixada Santista, SPM dá suporte a serviços de atendimento às mulheres em situação de violência

13/09 – Em visita à Baixada Santista, SPM dá suporte a serviços de atendimento às mulheres em situação de violência
Gestoras municipais participam de reunião sobre o Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres
Coordenadora-geral da Rede de Atendimento à Mulher mobiliza câmara técnica composta por nove municípios para implementação do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres
 
Ações e orçamentos definidos para a implementação do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, coordenado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), na Baixada Santista. Esse foi um dos pontos altos tratados em reunião da Câmara Técnica de Gênero, integrada por nove municípios da região: Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente.
 
O encontro aconteceu na última terça-feira (11/09) e teve a presença da coordenadora-geral da Rede de Atendimento à Mulher, da SPM, Gláucia Helena de Souza. "É fundamental que os municípios possam se articular de forma regional, por meio de consórcios ou cooperação. Dessa maneira, orçamentos locais, equipamentos sociais e serviços públicos são mais bem aproveitados e partilhados. No final, as mulheres saem ganhando em atendimento mais qualificado”, avalia.
 
Em audiência com a prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, a SPM soube da disposição do município de criação de Centro de Referência de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Sexual, articulado com o Ministério da Saúde. "O centro de referência é um serviço fundamental da rede de atendimento. Ele é necessário e de responsabilidade dos municípios”, frisou Gláucia Helena. 
 
Para ela, Guarujá dá um exemplo positivo. “As prefeituras devem atentar para a importância do centro de referência e façam constar em seus planejamentos a criação e manutenção desse serviço como forma de ampliar a rede de atendimento às mulheres", alerta.
 
Em Cubatão, a coordenadora-geral da Rede de Atendimento à Mulher, da SPM, conferiu as instalações do Centro de Referência de Atendimento à Mulher, serviço recém-criado e resultado da parceria entre o município e a Petrobras. Gláucia destacou que esse é o único centro de referência em funcionamento na Baixada Santista.
 
“É fundamental pensar na ampliação e construção de serviços como o centro de referência de Cubatão que tem estrutura adequada e segue as diretrizes que constam na Norma Técnica dos Centros de Referência de Atendimento à Mulher”, ressaltou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário