Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012


Governo saudita monitora mulheres via sms


O reino encontra um novo uso para telefones celulares

Internet torna mais fácil a viagem
de mulheres sauditas desacompanhadas
(Reprodução/Internet)
Há apenas alguns anos, as mulheres sauditas só podiam viajar acompanhadas de um parente homem – marido, irmão ou filho. Pressionado por reformistas, o reino afrouxou as regras e passou a permitir que mulheres acima de 52 anos viajem sozinhas, e as mais jovens também, contanto que seu guardião assine um “formulário amarelo” de autorização. O órgão de passaportes saudita agora tornou as coisas ainda mais fáceis. Uma iniciativa para fornecer serviços governamentais eletrônicos lançada há alguns meses fez com que os guardiões não precisem mais esperar em filas ou preencher formulários. Ao se registrar na internet, eles automaticamente recebem notificações por SMS quando qualquer um de seus dependentes, sejam mulheres ou crianças, cruzam as fronteiras do país.

Ainda assim muitos sauditas não parecem estar satisfeitos com o novo serviço. Uma mulher, que se identificou como Om Khadra, escreveu no Twitter que talvez o Ministério do Interior Saudita devesse expandir o escopo do seu projeto e notificar eletronicamente as mulheres quando seus maridos decidirem se casar com segundas, terceiras ou quartas esposas.

Alguns dos protestos mais ferozes, no entanto, vieram de sauditas mais conservadores, os quais prefeririam voltar ao passado quando as mulheres tinham que ser fisicamente acompanhadas por alguém do sexo mais responsável.

Fontes: The Economist-Sacred texts


Nenhum comentário:

Postar um comentário