Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Termo de cooperação é assinado para melhorar atendimento a vítimas de violência sexual

O Termo de Cooperação Técnica foi assinado hoje (16), por representantes da rede de atendimento à mulher, criança e ao adolescente vítima de violência sexual, consolidando a parceria já existente na prestação do serviço de atendimento à saúde dessas vítimas em Foz do Iguaçu.

A parceria abrange a Secretaria Municipal de Saúde, a Fundação de Saúde Itaiguapy, 9ª Regional de Saúde, Secretaria Municipal de Assistência Social, Centro de Referência de Atendimento à Mulher- CRAM, Delegacia da Mulher de Foz do Iguaçu, Conselhos Tutelares e o Instituto Médico Legal – IML.

Segundo o secretário de Saúde Challes Bortolo a assinatura do Termo de Cooperação, vem estabelecer definitivamente os protocolos de encaminhamento dos casos de violência sexual. Cada integrante da rede de atendimento sabe o que fazer, como encaminhar o atendimento correto que a vítima de violência sexual precisa, seja a mulher, a criança ou adolescente.

“Hoje todos nós somos parceiros na seção de equipamentos, materiais, médicos, local. Na Secretaria de Saúde também caminhamos da mesma forma. Para todos os procedimentos tem que ter protocolo, comprometimento das equipes. Temos que falar a mesma palavra, que é saúde pública, o bem estar da população”, destacou o secretário.

O acordo entre os gestores para esta prestação de serviços já existia desde 2004, mas faltava ajustar as condutas de atendimento, não só no local como no Hospital Costa Cavalcanti, mas o acompanhamento dessa vítima após esse atendimento.

Para o diretor-superintendente do Hospital Costa Cavalcanti Anilton José Beal, o termo veio só consolidar a parceria do trabalho que já vinha sendo feita. Para o hospital se tem uma situação tranquilizadora, em razão da dificuldade que tínhamos anteriormente relativo aos médicos, já que desde 2004, os profissionais de saúde que faziam esse atendimento eram do próprio hospital.

“Com assinatura do termo a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria do Estado de Saúde, estão cedendo esses profissionais para fazerem o atendimento, e isso nos dá uma tranquilidade maior. Porque são profissionais que tem vínculo com esses órgãos. Os demais atendimentos referentes à violência, não alterou quanto a outros profissionais, psicólogos, assistentes sociais que dão esse primeiro viagra online cheap atendimento ao paciente. E, a partir daí o médico faz seu atendimento, e dá prosseguimento ao protocolo e emite os dados para o IML, que emite o laudo pericial, possibilitando a investigação do caso”, declarou Beal.

Em média por mês o Hospital Costa Cavalcanti atende 20 casos de violência contra mulher, cujos casos não são só de Foz do Iguaçu, mas também dos municípios da região.

A coordenadora do CRAM Fátima Delmagro destacou a relevância da assinatura do Termo de Cooperação. “É importante devido à necessidade e a dificuldade, que sentíamos no atendimento à mulher vítima de violência sexual. Vai valorizar nosso trabalho, bem como de toda a rede de atendimento à mulher vítima de violência. Como também a qualidade e a prioridade do atendimento. O município ganha e a mulher vítima de violência também, em razão do atendimento priorizado”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário