Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Liberte-se das expectativas

As expectativas em relação ao trabalho, ao amor, aos filhos, ao que vai acontecer amanhã, podem nos aprisionar. Aprender a não se deixar levar tanto por isso traz mais leveza e prazer para a vida.

POR
Liane Alves/ Fotografia: Raoni Maddalena

Edição 135
Foto: Raoni Maddalena
Foto: Raoni Maddalena
A pct, ou pacific crest trail, é uma trilha selvagem que atravessa nove cadeias de montanhas nos Estados Unidos. Começa no deserto de Mojave, na Califórnia, e termina 1 600 quilômetros depois no Estado de Oregon, perto do Canadá. Para a jovem Cheryl Strayed, decidir enfrentá-la a pé e sozinha parecia ser sua única alternativa para abandonar "uma vida de lama", provocada pela morte prematura da mãe, um casamento fracassado e o vício da cocaína. Acompanhada de uma mochila e um bastão de esqui, Cheryl partiu para essa jornada dentro de si mesma com um único desejo: libertar-se dos medos provocados pelas suas expectativas.

O que a pct ensinou a ela nessa jornada, descrita no livro Livre (Rocco), foi viver cada dia como se fosse único. Numa trilha selvagem não se pode prever nada e nem se preparar muito para o que pode ocorrer. O encontro com uma cascavel ou um lobo pode acontecer a qualquer momento, ou nunca. Além de um pequeno guia, ela não tinha mais nada com o que contar. O imprevisível estava sempre à espreita.

Pergunto: qual a última vez que treinamos assim com o desconhecido? Com o inesperado? Apenas tente se lembrar qual foi a última vez que decidiu abandonar temores e desejos gerados por suas expectativas e simplesmente se jogou num campo inteiramente novo. Será que você conseguiu se libertar do peso que as expectativas com relação ao futuro nos colocam nos ombros, mesmo que por um breve período? Ou que já pensou em dispensar pelo caminho esse mochilão interno cheio de tralhas que nos faz arrastar com a coluna curvada? Sabe qual foi a última vez em que você sentiu o prazer de soltar as rédeas e deixou de controlar a situação, de manipular e se preocupar, para que as coisas acontecessem do jeito que têm de acontecer?

E para sentir esse gosto de leveza, nem é preciso viagens longínquas. Podemos treinar esse soltar aqui, agora. É só querer. Já pensou como nossa vida se transformaria se não planejássemos tanto? Se decidíssemos prestar atenção mais profundamente a onde ela já está indo, para então decidir se acompanhamos, ou não, o seu rumo? Saborear a vida sem peso a nos levar pelo desconhecido, sem tantos cálculos e movidos apenas pelo prazer de senti-la?

E apresento uma boa razão para abandonar de vez tantas expectativas. Elas partem da nossa avaliação de uma realidade futura a partir da realidade presente. Temos certos dados, os combinamos entre si e temos uma ideia do cenário futuro. Mas seriam nossas avaliações de realidade algo confiável? Serão as expectativas uma boa indicação do que pode acontecer? Dois cientistas americanos, os psicólogos Cristopher Chabris e Daniel Simons, afirmam que não, basicamente porque somos incapazes de perceber até mesmo um gorila pulando à nossa frente.

O gorila invisível

Cristopher e Daniel bolaram uma experiência em que várias pessoas eram convidadas a contar quantos passes alguns jogadores de basquete faziam num vídeo de apenas um minuto. Todos prestavam atenção na contagem dos passes, uns 35.

Depois eram perguntados se tinham notado algo estranho na cena. Metade das pessoas diziam que não. O que era estranho, já que durante nove segundos uma aluna vestida de gorila pulava no meio dos jogadores. Seja porque fosse muito improvável imaginar um gorila no meio da quadra, seja porque as pessoas não conseguiam dividir sua atenção entre a contagem e o que estava acontecendo diante dos seus olhos, a verdade é que metade dos avaliados não conseguia perceber o gorila. É o que se chama de "cegueira inatencional", um ponto cego que não conseguimos identificar numa situação geral.

Ora, veja que seres pouco confiáveis somos nós ao avaliar uma situação... Não contamos com o imprevisível, mesmo se ele estiver pulando com um gorila diante de nós. Então, como podemos ter tanta certeza de nossa avaliação do que pode acontecer no futuro, se nem vemos o que está acontecendo no presente?

"O problema não é ter expectativas. O problema é acreditar muito nelas", diz a psicóloga mineira Rosa Bastos Fabretti. "Isto é, o medo e a esperança nos trazem expectativas de coisas boas ou ruins. De certa forma, é normal. O patológico é se agarrar no medo e na esperança, e se deixar alucinar pelasexpectativas", diz Rosa. "A vida não se expressa apenas dentro da margem estreita do que pensamos que vai acontecer. Isso é querer sufocá-la, criar uma grade interna de segurança e pensar que a existência só vai fluir dentro daquele quadradinho imaginado por nós. Ou ficar apavorado e em pânico quando ela se recusa a ficar enjaulada ali", afirma.

Esse é um bom motivo para abandonar o amor às suas expectativas: elas são bem menos criativas, generosas e inesperadas do que a vida. Então, cadê a serventia?

No Pico da Montanha

Medo e esperança são faces da mesma moeda, dizem os budistas. Se temos desejo, temos esperança. Se temos apego, temos medo. Um belo resumo de nossa vida. E oscilando entre medo e esperança, esquecemos de viver no presente. "Hoje temos um grande número de pessoas com depressão, tristezas ou remorso. Esses sentimentos são predominantemente causados pelo passado", escreveu o monge Genshô, da tradição zen, no seu blog, O Pico da Montanha. Gosto de acompanhar o que diz o monge Geshô. Ele dá sempre um toque sobre a vida cotidiana. Aqui ele fala como o passado pode arruinar o presente, se ficarmos agarrados a ele. Mas também escreve sobre os riscos de se grudar ao que pode ou não acontecer. "Outro problema é o futuro. O que farei amanhã, dívidas que terei de pagar, problemas a serem resolvidos, tudo isso gera ansiedade. Quando você vive no futuro é ansioso, quando vive no passado é deprimido".

Bom, né? Vivemos mesmo num tempo em que é muito difícil estar plenamente no presente, tudo nos puxa para fora. Nessa existência plena de distrações em que temos pouco tempo de entrar em contato com o nosso interior, com nosso corpo e as sensações provocadas pelos cinco sentidos. Muito longe do tempo e da realidade em que acordar de manhã respirando cheiro de mato e neblina, dar milho para as galinhas, rachar lenha, plantar ou cozinhar nos levava continuamente para o momento presente.

Também somos igualmente atraídos pelo passado ou pelo futuro. Nos preocupamos com o que pode ocorrer por causa dos nossos inúmeros compromissos, excesso de responsabilidades e mil atividades durante o dia. Uma vida frenética. E pelo passado, por causa de uma idealização exacerbada do que já aconteceu, das inseguranças que nos grudam como cola numa cadeira ao que está garantido, e pela falta de abertura às mudanças e transformações. A vida é obrigada a nos dar um pontapé para que tenhamos coragem para sair da zona de conforto.

Mas o que acontece quando se vive mais focado no presente? Um milagre: abre-se um espaço em que podemos viver momentos felizes, principalmente porque estamos mais abertos e prestando atenção no que está acontecendo no instante. Por exemplo: agora entrou um raio de sol no quarto e me aqueceu nesse dia frio; agora sinto meus pés quentinhos num sapato macio; agora meu namorado me abraçou e senti o perfume amadeirado de sua colônia de barba. No agora, a vida ganha cores, cheiros, sons, toques, sabores que proporcionam inúmeras pequenas alegrias. Da depressão e tristeza causadas pelo apego ao passado, podemos ir para uma intensa sensação de leveza e felicidade. 

Da ansiedade e angústia pelo futuro, para uma sensação de plenitude e abundância, e um sentimento reconfortante de que tudo vai dar certo. Pelo menos uma vez já nos sentimos assim: quando éramos bebês. E, por um momento, tínhamos todas as nossas necessidades satisfeitas: barriga cheia, cobertor macio, calor amoroso de mãe, paz e tranquilidade. Inteiramente imersos no presente, éramos felizes.

Esse estado de ser pode ser descrito como o de um profundo e silencioso isolamento, entregue ao fluxo da existência. "Esta condição inicial, de um abandono total ao fluxo da vida, me parece a pedra de toque da futura sensação de liberdade buscada em muitas práticas de meditação orientais. Trata-se de uma condição extrema da vida, que buscamos repetir numa prática do pensamento ou corpo, com intuito de encontrarmos a mesma paz e significado que um dia experimentamos. Uma forma de significar o indizível estado de só ser, que um dia vivenciamos sem experimentar - pois não havia, naquele momento inicial, um alguém para fazê-lo", me diz o psicólogo e pensador Levi Leonel de Souza. "Esse estado de solidão essencial pode ser experimentado nas etapas posteriores da vida em certos momentos bastante específicos - no clímax sexual, no sono profundo, na meditação e outras experiências-limites. Nestes instantes, podemos fruir de uma sensação corporal de indizível liberdade - um estado de profunda leveza de ânimo, com um significado atemporal e inespacial", afirma com precisão Levi. Essa sensação de plenitude é o que vamos tentar encontrar outras vezes na vida. "Esta falta de referências no tempo e no espaço pode ser uma das buscas ao que chamamos 'liberdade'", ele diz.

É isso. A liberdade nos faz sentir vivos e plenos. Ao nos desligarmos das expectativas dos compromissos e possíveis cenários futuros, podemos respirar mais relaxados. Vivemos a cada momento o que tem de ser vivido. Meu Deus, que alívio.

O Campo do Desconhecido

Na sua visita ao Brasil, o papa Francisco nos deixou uma frase de ouro: "Um cristão deve conservar a esperança; deixar-se surpreender por Deus e viver na alegria". Gosto demais dessa reflexão, mas sobretudo da segunda parte. Ele não fala da esperança derivada da expectativa, a que espera que a vida aconteça de acordo com o que desejamos. Ele fala da esperança que confia em um outro poder, numa outra direção que não é a nossa, e que a aceita com alegria.

Na tradição japonesa, essa força ampla, que não depende de nós, chama-se tariki ou "outro poder". Também podemos batizá-lo de Deus, Tao, Campo do Desconhecido, Nuvem do Não-Saber, como se referem a ele diversos autores e tradições. "Tariki tem o poder de comover a todos nós, acreditemos ou não na existência de Deus ou de Buda, aceitemos ou não a existência de um mundo que não podemos ver, é uma esfera que transcende todas as fronteiras nacionais e étnicas. Tariki é aquele algo especial que todos estamos inconscientemente buscando", escreveu o escritor japonês Hiroyuki Itsuki no livro Tariki (Bertrand Brasil). Ele é um poder invisível que atua em nós vindo de outra esfera.

Tariki também é um conceito que se opõe ao poder resultante do esforço individual, do planejamento, precisão e cálculo, chamado de jiriki, o "poder próprio". "É o poder individual que chega aonde precisamos ir a partir dos nossos próprios conhecimentos, vivendo apenas com nossos próprios recursos", diz Clark Strand, um monge budista que abdicou de tudo para voltar ao cristianismo, depois de experimentar vários caminhos espirituais.

O ideal é que o "poder próprio", individual, esteja sempre alinhado com o "outro poder", e que a gente se lance na vida com entusiasmo e alegria, sabendo que o leme não é só nosso.

Há sempre um novo eterno e puro para ser vivido. Cheio de surpresas, de alegrias inesperadas, de confiança e fé. E é preciso começar a saber reconhecer para onde o vento do "outro poder" sopra. Para isso, é necessário relaxar o corpo, acalmar o espírito durante meditações ou orações, reconhecer os sinais enviados pelas sincronicidades e também ajudas inesperadas. Como Indiana Jones diante do desfiladeiro no filme A Última Cruzada, é um caminho que se faz debaixo dos nossos pés a cada passo, no vazio, quando temos no coração a fé inabalável de que trilhamos uma rota invisível.

E essa jornada começa com um primeiro passo: abrir-se para o novo sem expectativas. É com esse estado de espírito que a jovem americana iniciou a trilha a que me referi no começo desse artigo. E só para contar um pouco mais, vou dizer como acaba essa história: Cheryl resolveu viver onde terminava a PCT, no Oregon, casou-se, teve filhos lindos e, aos 44 anos, tornou-se uma escritora premiada. Algo bem diferente do que apontavam todas as expectativas.

Raoni Maddalena é fotógrafo e adora clicar pessoas. Essa é sua segunda participação nas páginas de vida simples.
Liane Alves é jornalista e escreve para vida simples há quase 11 anos. Ela já assinou boa parte de nossas matérias de capa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário