Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Cartão vermelho para a violência


Foto por  Flavio Freitas.
Foto por Flavio Freitas
Essa matéria foi produzida pela organização Ciranda através do Projeto Conexão Copa apoiado pela Childhood Brasil.
Adolescentes e jovens mobilizarão Curitiba para vencer, de goleada, a violência sexual contra meninos e meninas no período da Copa
Diego Henrique da Silva
Curitiba, uma das cidades sede da Copa do Mundo 2014, já tá começando a ferver por causa dos preparativos para esse megaevento. De um lado, amantes do futebol e empresários empolgados com a movimentação e a grana preta que está por vir. Do outro, grupos e movimentos sociais como, por exemplo, o Comitê Popular da Copa em Curitiba, que questiona quem, de fato, vai se beneficiar com o mundial. No meio desse embate, sobram discussões de grande relevância que, muitas vezes, não são pautadas nos meios de comunicação de massa do estado. Uma dessas discussões é: como proteger crianças e adolescentes do abuso e da exploração sexual nesse período em que os olhares estarão voltados para os gramados e para as telas da TV?
O “Interligados”, um coletivo independente formado por adolescentes e jovens, não quer deixar essa discussão de lado e promete sacudir a capital paranaense pra incentivar as pessoas a pensarem no assunto.  “Não vai ser fácil. A gente vai ter muita demanda pela frente, mas o resultado, com certeza, vai ser bem satisfatório”, comenta Rafaela Trevisan Cortes, 16 anos, estudante e integrante do coletivo.
Com a parceria da ONG paranaense Ciranda – Central de Notícias dos Direitos da Infância e Adolescência e patrocínio da Childhood Brasil e da OAK Foundation, o coletivo Interligados está desenvolvendo o projeto “Conexão Copa”. “É bom quando a gente se envolve num projeto em que nós mesmos damos as ideias”, afirma Toniel Novak, 17 anos, que também é estudante, integrante do Interligados e junto com todos(as) os(as) outros(as) adolescentes do coletivo, ajudou a pensar nos objetivos e ações do projeto. Segundo ele, “se todo mundo colaborasse, pelo menos um pouco, com projetos sociais, o mundo seria um lugar muito melhor”.
Acabar com as violências sexuais é desafiador
Nas férias de verão, período considerado como temporada de alta movimentação no setor turístico, muitos estrangeiros vêm até o Brasil e esse é um dos fatores que influencia no crescimento das estatísticas de abuso e exploração sexual (comercial ou não) de meninos e meninas. De acordo com a cartilha do Projeto de Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo, publicada em 2010, a região Sul registrou 2.960 casos de exploração sexual, ficando atrás apenas das regiões nordeste (7.701 casos) e sudeste (5.669 casos).
Em 2014, aproximadamente 15 adolescentes e jovens do projeto vão realizar ações de mobilização em escolas e espaços públicos de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral, para instigar estudantes e a sociedade em geral a identificar, denunciar e enfrentar o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes antes, durante e depois da Copa.
Fique por dentro
Para acompanhar ações do Interligados e do projeto Conexão Copa, acesse: http://facebook.com/ligadosinter2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário