Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Dez lições que podemos aprender com as crianças




As crianças nascem tendo de aprender tudo, mas também podem ensinar muitas coisas aos adultos. Em várias ocasiões elas nos dão lições sobre nossos preconceitos e nossa atitude perante a vida. Compilamos dez vídeos para mostrar o que estamos falando.
1. A espontaneidade
À medida que crescemos, as convenções sociais e o que pensarão de nós nos fazem perder a naturalidade. As crianças não se deixam amendrontar pela vergonha e vivem o momento. Isso às vezes provoca situações engraçadas como essa.
2. Não ter vergonha
Um menino de 15 meses diante de 500 pessoas. Imagine-se no lugar dele. Qualquer um de nós teria sido tomado pela timidez, mas esse menino, pelo contrário, domina a plateia, transformando o momento numa festa.
3. Curtir com as pequenas coisas
Quem disse que só presentes caros fazem as crianças felizes? No que parece ser uma festa de aniversário, dão a esse pequeno uma sacola decorada com um laço. Quando ele a abre, surpresa! Uma banana. Mas, para o menino, é o melhor presente do mundo.
4. Mostrar nossas emoções
Acabamos de ver que as crianças curtem as coisas por menores e mais simples que sejam. E o que acontece quando elas têm a maior surpresa de suas vidas? Veja o que acontece quando essa menina descobre que vai para a Disneylândia. Quando foi a última vez que você se sentiu assim?
5. Enfrentar seus medos
Esse menino ficou aterrorizado quando uma borboleta pousou no seu nariz. Mas, em vez de sair correndo ou tentar espantá-la, ele ficou parado, observando. Em pouco segundos, deixou de sentir medo e percebeu que o que estava acontecendo era a coisa mais maravilhosa do mundo.
6. Ver o melhor das pessoas
Mães costumam achar que não fazem o suficiente por seus filhos e que estão sempre cometendo erros. A história muda quando se pergunta aos filhos o que eles acham das mães. Não dá para ver esse vídeo sem se emocionar.
7. A importância de dividir
Ainda que possamos ter a ideia de que crianças são egoístas, dividir é um gesto natural para elas. A Ação Contra a Fome fez o seguinte experimento em uma de suas campanhas. Gravaram vários pares de crianças que tinham de esperar em uma sala. As crianças podiam comer o que quisessem. Quando ficavam sozinhas e viam o que estava nos pratos, descobriam que só havia um sanduíche. Veja no vídeo o que aconteceu.
8. Somos todos iguais, não importa a raça...
As diferenças de cor de pele não dizem nada para as crianças. Veja a reação desse grupo quando Tyler volta para a escola depois de ter faltado uma semana, porque estava doente. Quando o veem, as crianças correm para abraçá-lo. Seu pai é Shawn Harris, um comediante americano. Ele registrou o momento e o compartilhou nas redes sociais com a seguinte mensagem: “Este vídeo prova que o racismo se ensina... Essa pequena cena pode mudar como nós adultos pensamos uns dos outros”.

9. ... ou o sexo...
Quantas vezes você ouviu a expressão “está parecendo uma menina”, com conotações negativas? Nesse experimento, que depois foi usado num comercial de TV, um grupo de adolescentes foi instruído a arremessar uma bola “como uma menina”. Depois fizeram a mesma pergunta para um grupo de crianças menores. Veja o resultado.
10. ... ou a orientação sexual
Como as crianças veem o amor entre pessoas do mesmo sexo? Neste vídeo do coletivo TheJackaL, várias crianças de cinco a dez anos contam para a câmera suas ideias sobre amor, se já se apaixonaram alguma vez... e se é possível existir amor entre dois homens ou duas mulheres. A lógica infantil derruba todos os preconceitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário