Exército americano desenvolve spray nasal anti-suicídio
Com substâncias antidepressivas em sua composição, fórmula pretende diminuir as altas taxas de mortes entre soldados
O objetivo do spray é reduzir as altas taxas de suicídio observadas entre os soldados americanos (Foto: SXC) |
Sprays nasais costumam ser usados em pacientes com gripe e nariz "entupido". Mas em breve, um novo tipo de spray pretende atender a uma outra demanda: pessoas depressivas com tendências suicidas. Segundo o site do canal americano CNN, a ideia dos "sprays anti-suicídio" surgiu das Forças Armadas dos Estados Unidos que, diante das altas taxas de suicídio observadas em 2012, decidiu recorrer à medicina. Quem está supervisionando o desenvolvimento do novo “remédio” é o professor de medicina Dr. Michael Kubek, da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos. Kubek e sua equipe de pesquisa terão três anos para comprovar a eficácia e segurança do produto, que visa diminuir pensamentos suicidas nos militares.
Em 2009, foram 242 mortes. Em 2010, 305. No ano passado, 283 soldados tiraram suas vidas. Só em julho de 2012, cerca de 40 soldados cometeram suicídio. Segundo a reportagem, foi o mês com mais incidentes dos últimos dois anos. Houve mortes tanto entre soldados aposentados como em atividade. Para impedir que esse fenômeno cresça ainda mais, o spray anti-suicídio deve conter em sua fórmula hormônios antidepressivos, como o TRH - liberador de tireotrofina. Diferente dos medicamentos antidepressivos comuns, o spray nasal promete um efeito mais rápido e fácil de ser ministrado.
O governo americano gasta mais de US$ 2 bilhões por ano em tratamentos para a saúde mental de seus soldados. Os Estados Unidos confiam que a solução para a "epidemia de suicídios" possa caber em um pequeno frasco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário