Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quinta-feira, 23 de agosto de 2012


UNFPA discute estratégias de cooperação com gestores/as estaduais na BA

Reuniões tiveram como foco a demanda do Estado para trabalhar com os temas que afetam a juventude, como a gravidez na adolescência e os altos índices de violência

Durante missão realizada na segunda semana do mês de Agosto, em Salvador, Bahia, a Dra. Fernanda Lopes, Oficial em Saúde Reprodutiva e Direitos do UNFPA, Fundo de População das Nações Unidas, reuniu-se com gestores e gestoras do Governo da Bahia, para conhecer as experiências exitosas já desenvolvidas e discutir possíveis ações e estratégias para potencializar a cooperação técnica, tendo como foco a demanda posta pelo Estado para trabalhar com temas que mais afetam a juventude, como a gravidez na adolescência e os altos índices de violência, sinalizando a relevância em fazer conexões com as diferentes áreas de desenvolvimento social, saúde, emprego, entre outros.

Na terça-feira (7), em reunião na Secretaria Extraordinária de Relações Internacionais (SERINTER), no Centro Administrativo da Bahia, a Oficial em Saúde Reprodutiva e Direitos apresentou os pontos principais do Plano Estratégico Global do UNFPA e o Programa de País com o Governo Brasileiro, assim como os três eixos prioritários de ação no Brasil: 1) Saúde Reprodutiva e Direitos; 2) Juventude; 3) Cooperação Sul-Sul. Lopes relembrou a parceria do Fundo de População com a SJCDH (Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos), na construção de indicadores para o Pacto pela Vida, por meio da realização de Oficinas de “Gestão Orientada por Princípios de Direitos Humanos”, e a recomendação dada pelo grupo de gestores/as estaduais em encontro em maio deste ano, sobre a necessidade de uma articulação com a Câmara Setorial de Prevenção Social para pensar conjuntamente em ações estratégicas.

Luciana Silva Santos, Chefe de Gabinete Interina da SEDES (Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza), aproveitou o momento para destacar as dificuldades encontradas para o fortalecimento dos espaços e equipamentos de assistência social. Com base nisso, o UNFPA sugeriu apoio técnico na capacitação para melhoria das capacidades institucionais e constituição de uma rede, com o intuito de contribuir na construção de habilidades para a vida, com foco nos profissionais.

O encontro contou com a presença de Suzana Sá, Chefe de Gabinete da SERINTER, Iara Farias, Articuladora do Pacto pela Criança e Adolescente do Semiárido da SERINTER, Luciana Silva Santos, Chefe de Gabinete Interina da SEDES (Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza), Vanja Liete Moraes Brito, Articuladora do Pacto pela Vida/SEDES e Ruth Pucheta, Oficial de Programa do UNFPA.

Dando seguimento as reuniões, na quinta-feira (9), a Fernanda Lopes esteve com Denise Tourinho, Superintendente da Superintendência de Prevenção e Acolhimento aos Usuários de Drogas e Apoio Familiar da SJCDH. Durante a reunião, a gestora informou que coordena a Câmara Setorial de Combate ao Crack e outras Drogas do Pacto pela Vida, e que as ações são desenvolvidas em articulação com outras Secretarias, sendo que o projeto Piloto é desenvolvido no Centro Histórico de Salvador, com a metodologia de trabalho em rede.

De acordo com Denise, um dos objetivos é “garantir a inserção das pessoas atendidas no projeto piloto ao mercado do trabalho”, por meio das organizações parce
iras que podem contribuir com atividades de profissionalização. Aproveitando o informe, Lopes apresentou à Superintendente a proposta do “Centro de Informações em População, Desenvolvimento e Direitos”, montado no Pelourinho, disponibilizando-o entre os parceiros espaços que poderão ser incluídos na rede.

Na manhã da sexta-feira (10), Lopes visitou as instalações do Instituto de Perinatologia da Bahia (IPERBA), em Brotas, a convite da Diretora da Maternidade, a Dra. Dolores Fernandez, para conhecer os trabalhos voltados para adolescentes e jovens. Dolores contou como funciona a estrutura da unidade e a lógica da atenção prestada. “O IPERBA conta com enfermaria especializada para adolescentes, com sete leitos, além de um ambulatório para pré-natal de adolescentes e ações de atenção e educação em saúde, com equipe multidisciplinar”.

Segundo Fernandez e Ana Maria Oliveira, do Serviço Social do IPERBA, que também esteve presente, a equipe conta com um profissional que oferece aos adolescentes informações sobre Direitos Reprodutivos e Planejamento Familiar e ainda realiza atividades educativas com grupos de jovens gestantes. O Instituto realiza em média 500 partos por mês, com uma taxa média de ocupação de 93%, atendendo aos Distritos Sanitários dos bairros Rio Vermelho, Brotas e Boca do Rio.

Perfil das Jovens Grávidas no IPERBA - A faixa etária mais frequente varia entre 14 e 17 anos, sendo a maioria de jovens negras e com gravidez declarada desejada, ainda que não planejada para aquele momento. Elas atuam prioritariamente no mercado informal de trabalho e vivem com salário mínimo. Antes de engravidarem já moravam com seus parceiros e conheciam algum método anticonceptivo; geralmente se tornam gestantes cerca de um ano após iniciarem as suas relações sexuais.


* Por Midiã Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário