Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sábado, 18 de agosto de 2012


MG: mais de 460 mil jovens procuram o pai

Programa que busca facilitar o reconhecimento paterno já ajudou mais de 4 mil na capital
BH reconheceu mais que qualquer Estado brasileiro / Gustavo Andrade / Metro BHBH reconheceu mais que qualquer Estado brasileiroGustavo Andrade / Metro BH
Quase meio milhão de crianças e adolescentes em Minas Gerais não conhecem o próprio pai – ou não tem o devido reconhecimento. São 467 mil matriculados na rede pública de ensino sem a paternidade reconhecida, segundo levantamento do Ministério da Educação – do total, 43 mil estão em Belo Horizonte.

Mas especialistas estimam que os números totais sejam pelo menos 50% maiores, já que o cálculo ignora o público fora da rede pública ou sem idade escolar. Preocupado com os dados, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais implantou, há um ano, o Centro de Reconhecimento de Paternidade na capital.

Durante o período, o centro já reconheceu 4 mil pais. “Levamos o conforto documental a crianças, adolescentes e até adultos. É emocionante ouvir pessoas dizerem que não terão mais vergonha de mostrar o documento na escola ou no trabalho”, diz o juiz Fernando Humberto dos Santos, coordenador do centro.

O TJ disponibiliza, em parceria com o governo, o exame de DNA para quem não pode arcar com os gastos. “Antes, o Judiciário se limitava a aguardar a iniciativa das partes e agora vai atrás dos problemas. Esse é o caminho do futuro”, acredita o magistrado.

Com uma média de pouco mais de 300 reconhecimentos por mês, o centro tem a ambiciosa meta de encontrar 600 pais a cada 30 dias até o fim do ano.

Interior inoperante

Se o programa da capital conseguiu reconhecer mais que qualquer estado, o interior mineiro ainda está engatinhando. Em 30 meses, 270 pessoas tiveram a paternidade reconhecida – menos de 7% do alcançado em BH. “O trabalho no estado vai crescer, já que agora as mães podem fazer o pedido em qualquer cartório do Brasil”, diz o juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, Ricardo Chimenti. 

CNJ divulgou o ranking dos Estados que mais fizeram o reconhecimento

Minas Gerais - 4.299*
* 4.029 apenas em BH
Ceará - 3.681
São Paulo - 2.812
Paraná - 2.652
Paraíba - 1.872

Nenhum comentário:

Postar um comentário