Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sexta-feira, 31 de agosto de 2012


Prêmio internacional reconhece cientista Ana Primavesi por estudos pioneiros em agricultura orgânica

30/08 - Prêmio internacional reconhece cientista Ana Primavesi por estudos pioneiros em agricultura orgânica
Ana Primavesi é naturalizada brasileira com carreira acadênica estabelecida na UFSM

Engenheira agrônoma com carreira docente desenvolvida na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) é considerada a inventora da agricultura orgânica no mundo

O principal prêmio mundial da agricultura orgânica One World Award 2012, oferecido pela Federação Internacional de Agricultura Orgânica, foi concedido à engenheira agrônoma Ana Primavesi. A cerimônia de premiação acontecerá em 14 de setembro, na Alemanha.

Formada pela Universidade Rural de Viena, em 1942, e Ph.D em Ciências Agronômicas com especialização em solos, Ana Primavesi é considerada a inventora da agricultura orgânica no mundo. Nascida na Áustria e naturalizada brasileira, a cientista veio para o Brasil nos anos 1950. Como docente da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, desenvolveu suas pesquisas e experiências com a terra.

Para a coordenadora-geral de Educação e Cultura da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), Hildete Pereira, o prêmio é um reconhecimento à carreira de Ana Primavesi e valoriza a capacidade de produção científica das mulheres. 

“A SPM se sente orgulhosa pela concessão deste prêmio para uma cientista brasileira com uma experiência tão rica e fundamental para a vida humana na área das ciências agrárias ainda tão pouco escolhida pelas mulheres como profissão”. Hildete salienta que a doutora Ana Primavesi, como é carinhosamente conhecida, tem “uma vida longa e proveitosa para o planeta e exemplo para as mulheres brasileiras”.   

Com intensa contribuição à ciência e à agroecologia brasileiras, Ana publicou artigos científicos e livros, sendo o mais famoso deles “Manejo Ecológico do Solo”, da Editora Nobel, com 20 edições. Esta publicação é leitura obrigatória sobre produção orgânica nas faculdades brasileiras de Agronomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário