Prêmio internacional reconhece cientista Ana Primavesi por estudos pioneiros em agricultura orgânica
Engenheira agrônoma com carreira docente desenvolvida na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) é considerada a inventora da agricultura orgânica no mundo
O principal prêmio mundial da agricultura orgânica One World Award 2012, oferecido pela Federação Internacional de Agricultura Orgânica, foi concedido à engenheira agrônoma Ana Primavesi. A cerimônia de premiação acontecerá em 14 de setembro, na Alemanha.
Formada pela Universidade Rural de Viena, em 1942, e Ph.D em Ciências Agronômicas com especialização em solos, Ana Primavesi é considerada a inventora da agricultura orgânica no mundo. Nascida na Áustria e naturalizada brasileira, a cientista veio para o Brasil nos anos 1950. Como docente da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, desenvolveu suas pesquisas e experiências com a terra.
Para a coordenadora-geral de Educação e Cultura da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), Hildete Pereira, o prêmio é um reconhecimento à carreira de Ana Primavesi e valoriza a capacidade de produção científica das mulheres.
“A SPM se sente orgulhosa pela concessão deste prêmio para uma cientista brasileira com uma experiência tão rica e fundamental para a vida humana na área das ciências agrárias ainda tão pouco escolhida pelas mulheres como profissão”. Hildete salienta que a doutora Ana Primavesi, como é carinhosamente conhecida, tem “uma vida longa e proveitosa para o planeta e exemplo para as mulheres brasileiras”.
Com intensa contribuição à ciência e à agroecologia brasileiras, Ana publicou artigos científicos e livros, sendo o mais famoso deles “Manejo Ecológico do Solo”, da Editora Nobel, com 20 edições. Esta publicação é leitura obrigatória sobre produção orgânica nas faculdades brasileiras de Agronomia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário