Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quinta-feira, 23 de agosto de 2012


Justiça expande combate ao tráfico de pessoas no interior


Com o objetivo de mobilizar a comunidade local para o enfrentamento ao tráfico de pessoas, a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania está promovendo uma agenda de encontros no interior. A ideia é fortalecer redes já estabelecidas em 12 regiões do Estado e expandir a mobilização para outras localidades. 

“Estamos levando o tema para prefeituras e entidades de defesa dos direitos humanos que atuam nos municípios”, informou Leandro Braz, assistente técnico do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Secretaria da Justiça, que está articulando as ações no interior. “Onde houver demanda da sociedade, levaremos capacitação e campanhas de prevenção”. 

O Núcleo está buscando parcerias para estruturar os comitês regionais, com a instalação de postos. Em locais que já contam com o Centro de Referência e Apoio à Vítima (Cravi), outro programa da Justiça, estuda-se disponibilizar um espaço para uso dos comitês. Campinas deve ser a primeira região a contar com o recurso. 

Em campo 

Leandro Américo Braz falou sobre liberdade e dignidade da pessoa Em Araraquara, encontro comemorou Dia Nacional dos Direitos Humanos 

A programação de atividades do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas no interior teve início no dia 16 de julho, no quilombo André Lopes, em Eldorado. A formação cidadã oferecida aos moradores envolveu a temática das drogas e do tráfico de pessoas, problemas que já marcaram a comunidade. Leandro Braz alertou sobre o aliciamento de meninas para a exploração sexual. 

Em comemoração ao Dia Nacional dos Direitos Humanos, 12 de agosto, o núcleo da Justiça e o Comitê Regional de Araraquara promoveram, na segunda-feira (13/08), um debate com representantes de órgãos públicos e da sociedade civil organizada para tratar de violações de direitos no século XXI. 

Em Santos, na terça-feira (14/08), Braz falou sobre o atendimento a vítimas de tráfico de pessoas em capacitação promovida pelo Cravi para assistentes sociais do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). 

Na sequência, no dia 15, o representante da Justiça discutiu com o Comitê Regional de São Sebastião as atividades que serão realizadas no Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças, celebrado no dia 23 de setembro. 

Circuito das águas 

Com o objetivo de sensibilizar a população da região turística Circuito das Águas sobre o tráfico de pessoas, o Núcleo da Justiça promoverá, em parceria com a Secretaria da Educação de Serra Negra, uma capacitação voltada para profissionais do ensino. A atividade será realizada no dia 30 de agosto. 

Em regiões com grande circulação de turistas, aumentam as possibilidades de ocorrência do crime. “Esperamos levar esse conteúdo também os profissionais da rede hoteleira da região”, comentou Leandro Braz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário