Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sexta-feira, 17 de agosto de 2012


Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça prepara comitê para monitorar ações nas empresas

15/08 - Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça prepara comitê para monitorar ações nas empresas
Ministra Eleonora saúda acadêmicas durante encontro do comitê ad hoc Foto: Juliana Camelo/SPM

Reunião marca início das atividades de monitoramento da quarta edição do programa


O Comitê Ad Hoc do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça se reuniu, nesta quarta-feira (15/08), na Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), para tratar das ações de monitoramento nas empresas participantes da quarta edição do programa. O grupo é composto por representantes de várias universidades federais do país e foi saudado pela ministra Eleonora Menicucci, da SPM, em Brasília. 

No encontro, ela salientou a importância do envolvimento da academia no Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, o que caracteriza transparência e seriedade aos critérios de análise, monitoramento e distinção das iniciativas. “Reafirmo o meu respeito ao trabalho de autonomia realizados dentro das universidades”, frisou a ministra Eleonora.

À frente da coordenação da reunião, a secretária de Avaliação de Políticas e Autonomia Econômica das Mulheres da SPM, Tatau Godinho mostrou a importância do primeiro contato com a empresa: “É importante saber se o termo de pró-equidade de raça e gênero está sendo adotado de forma correta nas empresas. O monitoramento dessas atividades é essencial para o sucesso do programa”, afirmou.

De acordo com as professoras e pesquisadoras universitárias, a preparação para esse monitoramento está sendo um grande aprendizado no que diz respeito a questões de gênero e raça no mercado de trabalho. A reunião teve, também, a participação de representantes da Secretaria de Políticas de Promoção a Igualdade Racial (Seppir).

Igualdade nas empresas - O Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça objetiva promover a igualdade de oportunidades e de tratamento entre homens e mulheres nas organizações públicas e privadas e instituições por meio do desenvolvimento de novas concepções na gestão de pessoas e na cultura organizacional.

As empresas e organizações públicas e privadas desenvolvem o programa durante 12 meses (execução do Plano de Ação). Para receberem o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça é preciso que obtenham o mínimo de 70% de execução das ações pactuadas e qualitativamente obter um desempenho satisfatório ou muito satisfatório. 

O Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça é uma iniciativa do Governo Federal, que, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República – SPM/PR e do II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, reafirma os compromissos de promoção da igualdade entre mulheres e homens inscrita na Constituição Federal de 1988. Conta com o apoio da ONU Mulheres – Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres e da Organização Internacional do Trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário