Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Ciclo de cinema: "Educação Escolar e Gênero: o que envolve esta polêmica?" | 20 e 27/10/2015, 18h às 20h30

O Ciclo de Cinema é uma atividade da disciplina Psicologia e Educação, do Curso de Psicologia da USP, e tem como perspectiva propiciar, por meio de filmes/ documentários, uma reflexão sobre as possibilidades de transformação do contexto escolar, abordando questões que implicam, entre outros temas, políticas educacionais e paradigmas da Educação. Neste semestre, estará debatendo a questão de escolarização e gênero.
a
PROGRAMAÇÃO
a20 DE OUTUBRO | FILME: MA VIE EN ROSEma vie in roseDireção: Alain Berliner, Ano: 1997, Duração: 88min.; País: Bélgica,França Conta a história de Ludovic, uma criança que é vista pela família e comunidade como um menino, mas de forma consistente comunica ser uma menina. O filme retrata a família de Ludovic lutando para aceitar essa expressão de gênero transgressiva.a
DEBATEDORA: ELISABETE REGINA BAPTISTA DE OLIVEIRAEducadora, Doutora em educação pela Faculdade de Educação da USP, onde defendeu a tese “Minha vida de ameba”: os scripts sexo-normativos e a construção social das assexualidades na internet e na escola. Pesquisadora nas áreas de educação, sexualidade, relações de gênero, diversidade sexual e juventude. 
a
27 DE OUTUBRO | FILME: PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO PLANO DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO
filme1Direção: Ação Educativa. Ano: 2012 . Duração: 12min. País: Brasil Apresenta resultado de trabalho realizado na cidade de São Paulo com escolas das redes estadual e municipal de Educação com vistas à participação de crianças e adolescentes no processo de construção do Plano de Educação da Cidade de São Paulo. Neste vídeo, crianças e adolescentes falam sobre seus sonhos, desejos, demandas, sobre a melhoria da educação no município de São Paulo. Este filme possibilita vislumbrar um cenário em que a questão de gênero na Educação está se desenvolvendo.
a
DEBATEDORA: DENISE CARREIRAEducadora, feminista, coordena a área de Educação da Ação Educativa, relatora nacional de educação da Plataforma Brasileira DHESCA – Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais, com apoio das Nações Unidas e da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Doutoranda da FEUSP, com o tema das políticas de diversidade nos governos Lula e Dilma.
a
Organização
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo | 
Disciplina: Psicologia e Educaçãoaa
Local
Instituto de Psicologia da USP
Auditório Aurora Furtado – Bloco B

Nenhum comentário:

Postar um comentário