A solitária fotógrafa "de mão cheia" e, até recentemente, desconhecida Vivian Maier (1926 - 2009) trabalhou como babá de famílias abastadas por cerca de 40 anos sem nunca ter mostrado as suas mais de 150,000 fotos! Norte-americana filha de francesa com austríaco, além de feminista e socialista foi definida por muitas das então crianças que cuidou, como aquele tipo de pessoa que conta a vida como ela é: sem rodeios e/ou floreios.
Andava sempre com sua Rolleiflex no pescoço e durante os passeios com as crianças tirava fotos dos acontecimentos do dia-a-dia de uma cidade grande. Ah, por um ano sabático, também viajou fotografando o mundo.
Foi descoberta como fotógrafa aos 81 anos (2007) quando parte de seus pertences, incluindo negativos e fotos, foram a leilão por falta de pagamento de dívidas. As 3 pessoas que compraram os lotes de fotos e negativos acabaram publicando a primeira parte das imagens na internet entre 2008 e 2009 - ano em que ela morreu!
O resto é história... livros, filmes, exposições ao redor do mundo (inclusive no MIS SP) ... de alguma forma todos especulam por que esta excelente fotógrafa nunca se revelou ao mundo por conta própria!
Nenhum comentário:
Postar um comentário