Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Como sua cidade cuida da Primeira Infância?

Por  em set 30, 2015
Esta pergunta já tem resposta para os 645 municípios de São Paulo. Isto porque, em setembro de 2015, foi lançado o Índice Paulista da Primeira Infância (IPPI), uma ferramenta que aponta os pontos fortes e as fragilidades dos sistemas de Saúde e Educação das cidades com o objetivo de orientar programas e políticas públicas.
A ferramenta é uma ótima bússola para direcionar os caminhos que gestores públicos e a sociedade local devem seguir para cuidar melhor da Primeira Infância (período da gestação aos seis anos).
Os focos são as áreas de Educação e Saúde. A ferramenta analisa aspectos importantes de cada uma. Na Educação, ela reúne dados sobre as matrículas em creches e pré-escolas, o número de docentes com ensino superior, por exemplo. Na Saúde, sintetiza informações como a quantidade de recém-nascidos com baixo peso, taxa de mortalidade neonatal, mortalidade até um ano de idade.
Depois de compilar esses dados, o índice define uma média para cada um dos 645 municípios, classificando-os em seis grupos, que vão das piores situações em Saúde e Educação até as cidades que alcançaram os melhores resultados e são referências em Primeira Infância.
Dessa forma, é mais fácil (e transparente) identificar as vulnerabilidades das redes de atendimento e planejar ações que favoreçam o bom desenvolvimento infantil.
O IPPI também ajuda a monitorar o impacto do “Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância” nos 101 municípios em que está implementando.
Em um site, é possível acompanhar a qualidade da Educação e Saúde das cidades por meio de gráficos e mapas, da comparação dos principais indicadores entre os municípios, regiões e Estado, e de informações do perfil de cada um dos 645 municípios.
O IPPI é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados) e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.
Navegue no site do Índice Paulista da Primeira Infância e confira como a sua cidade está cuidando do desenvolvimento de suas crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário