Agência da ONU chama atenção para menores que viajam desacompanhados e correm risco de exploração e tráfico; centros especiais para receber crianças funcionam 24 horas por dia em vários países.
16/10/2015
Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.
Unicef preocupada com crianças refugiadas que chegam à Europa. Foto: Unicef/Georgiev |
A agência da ONU chama atenção especial para os menores que viajam desacompanhados na Grécia e em outros países. Eles possuem recursos limitados e estão sujeitos a qualquer tipo de exploração ou tráfico humano.
Violência
Devido ao grande fluxo de refugiados e migrantes na Grécia e na Hungria, o Unicef tem tido dificuldades para detectar casos de violência ou de tráfico de pessoas na região.
Mas a agência informou que todas as crianças que passam pelo processo de registro na Macedônia, Sérvia e Croácia têm acesso a locais reservados 24 horas por dia, em algumas áreas.
Segundo o Fundo da ONU para a Infância, entre 100 a 200 crianças participam de atividades específicas todos os dias nesses países.
Recorde
O Unicef afirmou que até o momento não há nenhuma indicação de que o fluxo de migrantes e refugiados irá diminuir num futuro breve.
Em setembro, por exemplo, entre 4 mil e 6 mil pessoas chegaram diariamente à Grécia, o recorde ocorreu no dia 9 de outubro quando esse número chegou a 10 mil.
A agência da ONU alerta que esses dados devem ser muito maiores já que segundo as autoridades gregas, mais de 60% das pessoas em trânsito pelo país não são registradas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário