Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

@Work | Gal Barradas: Você sabe o que é manterrupting?

Entenda a expressão e conheça aplicativo que mede quantas vezes mulheres são interrompidas por homens em conversas

19.12.2017 - POR GAL BARRADAS

No dia 18 de novembro de 2017, o programa humorístico Zorra, da Rede Globo, levou ao ar uma esquete em que havia uma plateia composta só por homens, assistindo a pronunciamentos de pessoas numa bancada composta por vários homens e uma única mulher. Toda vez que um homem falava, todos se calavam e ouviam atentamente. Toda vez que a mulher falava, havia conversas paralelas, desatenção e interrupções sucessivas à fala dela. O desfecho do quadro é a personagem acabando por colocar um bigode para se fazer ouvir.

No século 21 – na arte da esquete humorística; na realidade das eleições americanas de 2016 protagonizadas por Trump e Hillary; no palco do VMA 2009 com Kanye West interrompendo Taylor Swift e tomando o microfone dela; no Brit Awards 2012, em que James Corden interrompe Adele; nos tantos programas jornalísticos no Brasil, nos Estados Unidos e no mundo ou nas salas de reunião e nas reuniões sociais que frequentamos – ainda temos que presenciar o fenômeno chamado manterrupting: mulheres tendo sua fala sistematicamente interrompida por homens.
Por que será que isso acontece com tanta frequência? E por que muitas vezes os homens não percebem? E por que será que as mulheres não reagem?
Cultura. A palavra cultura vem de cultivo. E temos sido cultivados, há séculos, tanto homens como mulheres, em uma cultura machista. Por isso, com frequência, fenômenos como esse passam despercebidos no nosso dia a dia.
Bem, mudanças culturais acontecem de tempos em tempos e, felizmente, estamos vivendo uma mudança importante para as mulheres de todo o mundo. No caso do Brasil, é especialmente inadmissível que uma mulher ainda tenha de aturar violência – sim, a interrupção sistemática da fala também é um tipo de violência. Mulheres são a maioria dos micro e pequenos empreendedores e dos formandos universitários no Brasil.
Para ajudar a comprovar a extensão e a gravidade desse problema, no ano passado, a equipe da nossa agência BETC São Paulo resolveu estudar o manterrupting. Descobrimos que se tratava de um fenômeno global, já tendo sido objeto de estudos acadêmicos, como na George Washington University, Harvard, Princeton e outras universidades. Esses estudos revelaram, por exemplo, que 75% das reuniões são dominadas por vozes masculinas e que as mulheres são interrompidas 2,5 vezes mais que os homens.
Como somos uma empresa fundada sobre a igualdade de gêneros, pensamos em fazer algo que ajudasse as mulheres a avançarem nessa questão, vencendo esse tipo de preconceito. Primeiro, pensamos numa campanha – mas campanhas passam, e queríamos fazer algo que fosse uma ferramenta permanente de intervenção contra essa prática. Surgiu então a ideia de lançar o Woman Interrupted App, ou o App Mulheres Interrompidas.
Durante sete meses nos preocupamos em desenvolver uma ferramenta com tecnologia de alta precisão, juntamente com a produtora Brave, e conseguimos. Funciona assim: a mulher calibra a própria voz no app e, ao acioná-lo durante uma reunião, ele mede quantas vezes ela foi interrompida por vozes masculinas. Independente do tom da voz, o app é capaz de distinguir quando se trata de uma voz masculina ou feminina. Isso é possível porque a faixa de voz masculina costuma variar entre 80 Hz e 150 Hz (hertz é a unidade de medição da frequência e da vibração das ondas, incluindo as sonoras, como a voz), enquanto a voz feminina varia entre 150 Hz e 250 Hz. Por conta dessas características, já me fizeram perguntas do tipo: “Mas se fosse o Anderson Silva conversando com a Ana Carolina, também funcionaria?” :-) A resposta é: sim!
O sucesso da nossa iniciativa foi surpreendente! Nos últimos oito meses, o Woman Interrupted App foi baixado em 154 países e efetivamente utilizado em 145 países (lembrando que a ONU considera que há 193 países no mundo). Ganhou destaque em matérias de televisão, tendo aparecido quatro vezes na TV aberta dos Estados Unidos – aliás, país que mais baixou o app. Além disso, ganhamos as páginas de importantes jornais, como The New York Times, revistas, blogs e redes sociais de 21 países. Vale lembrar que o app é gratuito e não grava as conversas, apenas afere a modulação da voz durante a conversa.
Esse alcance e essa escala de uso permitiram uma visão inédita sobre o problema. Por exemplo: em 80.000 minutos gerais de registro até o momento, os países onde as mulheres foram menos interrompidas foram Luxemburgo, Eslováquia e Estônia. Se considerarmos o bloco de países membros do G20, o ranking traz Coreia do Sul, Alemanha e Canadá. No ranking geral, o Brasil aparece em 56º lugar, mostrando que, apesar de não estarmos entre aqueles que mais se destacaram negativamente, ainda precisamos avançar muito nessa questão. Em várias reuniões de que eu e minha equipe participamos, observei que o simples fato de as pessoas saberem que o app existe já faz com que os homens se deem conta do ato, muitas vezes involuntário, e não interrompam as mulheres.
Vale lembrar que os resultados são dinâmicos, pois o app continuará disponível na App Store e no Google Play.
Se contra fatos não há argumentos, baixemos e divulguemos esse app para que os números do manterrupting no Brasil tornem-se cada vez menores. No fim das contas, esperamos um dia dar risada de termos criado um app com essa finalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário