JACQUELINE LAFLOUFA
Kantar
10.11.2017
Cai busca por alisamentos dos fios e mulheres se mostram mais felizes com cabelos ao natural
Se você tem sentido que existem cada vez mais mulheres de cabelos cacheados por aí, sua percepção não está errada. Muitas das cacheadas têm passado pelos chamados processos de “transição capilar”, abandonando procedimentos químicos que alisavam suas madeixas e apostando em penteados e estilos que usem os fios ao natural.
Esse movimento que empodera as mulheres cacheadas e crespas têm reflexos na realização de procedimentos químicos ao cuidar dos cabelos. Entre as brasileiras, os alisamentos químicos caíram 6 pontos percentuais, bem como as luzes e colorações em geral, segundo informações da Kantar Worldpanel.
O único procedimento capilar que cresceu, ainda que discretamente, foi o permanente. Essa tendência pode ser tanto reflexo de uma maior valorização dos cabelos cacheados como também o uso do permanente como uma forma texturização dos fios, facilitando o processo de transição para aquelas que querem evitar cortar os fios alisados, momento conhecido como “big chop” (ou grande corte).
Naturais e felizes
O abandono da química para alisar os cabelos surgiu alguns anos depois do boom de alisamentos definitivos e progressivos dos anos 2000. Muitas das mulheres que alisavam seus cachos passaram a se questionar se o faziam por gosto ou por pressão social, o que gerou um grande movimento de valorização dos fios cacheados.
Blogs, vlogs e sites apareceram para inspirar as cacheadas nos cuidados dos seus cabelos, movimentando um mercado de produtos naturais e cuidados específicos para cabelos crespos, cacheados e ondulados. O impacto desse movimento pode ser sentido até mesmo nas buscas: segundo o Google, entre 2016 e 2017 houve 232% de aumento nas pesquisas por “cabelos cacheados”, enquanto interesse por “cabelos afro” subiu 309%.
Muitas mulheres ainda mantêm rotinas de cuidado com os cabelos que incluem procedimentos químicos, mas entre aquelas que abandonam os procedimentos, é forte a tendência de felicidade com os próprios fios, além da preferência por um visual mais natural.
Os reflexos desses novos hábitos e desejos podem ser sentidos tanto nas passarelas, com a SPFW trazendo mais modelos crespas e cacheadas, quanto nas prateleiras dos mercados, que cada vez mais têm produtos específicos para fios cacheados e crespos.
Fonte: Kantar Worldpanel
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