Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

#MinhaAvóNaHistória: o feminismo contado pela história de vida das avós

por Redação — publicado 14/12/2017
Iniciativa da página "As Mina na História" pede que internautas recontem as histórias das avós, tias, bisavós e tias avós
Montagem/Twitter
Montagem com fotos de avós
Além das histórias, usuários compartilharam também fotos de suas antepassadas
“Eu queria que a gente começasse a olhar as nossas avós como mulheres históricas. Que a gente possa aprender sobre feminismodesigualdade de gênero, classe, direitos e os estereótipos que levamos na fala das nossas avós, nas histórias que elas contam sobre suas vidas”.
Foi a partir deste post, publicado no dia 12 de dezembro, que a página do Facebook As Mina na História lançou uma mobilização para que usuários das redes sociais entrevistassem suas avós, tias, bisavós ou tia avós e contassem as histórias de vida delas no Facebook e Twitter.

O post faz menção a trechos do livro "Mulheres que Correm com os Lobos", de Clarrisa Pinkola Estés, tal como: "O ofício de perguntar, o ofício de contar histórias, o ofício de ocupar as mãos — todos esses representam a criação de algo, e esse algo é a alma. Sempre que alimentamos a alma, ela garante a expansão."

Com isso, sugere que os internautas se apropriem e ressignifiquem linguagens e afazeres comumente identificados como opressores para as mulheres, como os da cozinha, a costura ou o bordado. Assim, buscam resgatar e valorizar as vivências de mulheres de outros tempos. 
Os relatos podem ser acompanhados pela hashtag #minhavonahistoria. Confira algumas histórias:

Nenhum comentário:

Postar um comentário