“Interseccionalidade das agendas de Cairo e Durban” é tema de oficina no Paraná
SPM participou de oficina para a melhor discussão de temas sociais nas agendas de Cairo+20 e Durban, promovida pela Rede de Mulheres Negras do Paraná
Entre os dias 27 e 29 de julho, autoridades do governo federal que participaram da oficina “Desafios de Interseccionalidade das Agendas de Cairo (1994) e Durban (2001) no Brasil – Cairo +20 e Decênio das e dos Afrodescendentes da ONU (2012 – 2022)”. O encontro, organizado pela Rede de Mulheres Negras do Paraná (RMN – PR), debateu os avanços e desafios a serem alcançados pelas agendas dos Planos de Ação da Conferência sobre População e Desenvolvimento estabelecida em Cairo, em 1994.
O evento teve a participação da secretária de Articulação Institucionais e Ações Temáticas da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), Vera Soares. Ela destacou a importância do encontro por ser uma das primeiras iniciativas a discutir a interseccionalidade das agendas. “Os diálogos ajudaram a potencializar o controle social sobre a promoção da igualdade de gênero, raça e etnia”, frisou Vera Soares.
Entre os assuntos abordados, o evento tratou da análise das agendas de Cairo e Durban, do processo de Revisão Global CIPD +20 e sobre o dDecênio das e dos Afrodescendentes.
Também foi compartilhado o Questionário Global de Avaliação do Programa de Ação da CIPD a ser respondido pelo governo brasileiro com o propósito de estimular o debate sobre como pode ser feita a articulação das agendas no âmbito nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário