Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

segunda-feira, 20 de maio de 2013


Ministra Eleonora representa o Brasil em reunião de altas autoridades da mulher do Mercosul, no Uruguai, na próxima semana

20/05 - Ministra Eleonora representa o Brasil em reunião de altas autoridades da mulher do Mercosul, no Uruguai, na próxima semana
Agenda prevê debates sobre violência contra mulheres e meninas, campanha contra tráfico para fins de exploração sexual e reflexão sobre ação política e democracia. Delegação brasileira será integrada por Sueli Carneiro, notório saber do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM)
 
Visite o portal www.mercosurmujeres.org/pt/ 
 
O enfrentamento ao tráfico de mulheres e meninas e a violência baseada em gênero são alguns dos temas a serem abordados na próxima Reunião de Ministras e Altas Autoridades da Mulher do Mercosul (RMAAM). Em sua terceira edição, a RMAAM se reunirá, de 21 a 24 de maio em Montevidéu, capital do Uruguai. O Brasil estará representado pela ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR).
 
Em paralelo à programação da RMAAM está programado, de 20 a 21 de maio, o Colóquio Regional “Las mujeres y la política en clave regional”. Outra atividade prevista é a Consulta Regional Preparatória da Agenda Internacional de Gênero, de 21 a 22 de maio. Haverá apresentações dos documentos-base para as conferências regionais da América Latina e Caribe da Mulher e a de População e Desenvolvimento.
 
A agenda da ministra Eleonora, no Uruguai, se iniciará na próxima segunda-feira (20/05). Ela participará do colóquio regional no painel “O contexto regional para o avanço da igualdade”, juntamente com diplomatas da Argentina, Brasil e Uruguai. Sueli Carneiro, conselheira de notório saber do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), será comentarista da mesa “El diálogo con la política desde el feminismo”, com base na exposição de Marcela Lagarde, antropóloga mexicana.
 
O objetivo do Colóquio é refletir sobre as contribuições da perspectiva feminista na ação política. É esperada a geração de uma agenda regional que insere a igualdade entre homens e mulheres como componente central da democracia.
 
RMAAM – No dia 22, haverá o lançamento da Campanha Regional de Luta contra o Tráfico de Mulheres e Meninas. No mesmo dia, estarão reunidas mesas técnicas (violência baseada em gênero e trabalho e integração econômica) e grupo de trabalho sobre normas e diretrizes de igualdade de gênero.
 
Em 23 de maio, serão apresentados intercâmbio sobre linhas de trabalho e espaços de coordenação com outras reuniões do Mercosul: Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar (Reaf) e Reunião de Altas Autoridades de direitos Humanos e Chancelarias do Mercosul e Estados Associados (RAADDHH).
 
Chefiada pela ministra Eleonora, a delegação da SPM é composta pela secretária de Articulação Institucional e Ações Temáticas, Vera Soares, pela assessoria especial Sônia Malheiros, pela coordenadora de Autonomia Econômica das Mulheres, Glaucia Fraccaro, pela coordenadora-geral de Fortalecimento da Rede de Atendimento, Luana Grillo, e pela assessora técnica Maria Angélica Fontão.
 
Articulação regional – Organismo de integração regional e de construção das políticas para as mulheres no âmbito do Mercosul, a Reunião de Ministras e Altas Autoridades da Mulher do Mercosul (RMAAM) foi criada em dezembro de 2011, dando continuidade à Reunião Especializada da Mulher (REM), criada em 1998.
 
Mais informações sobre a RMAAM no portal: www.mercosurmujeres.org/pt/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário