Mesmo sendo óbvio, há coisas que precisam ser ditas
por Amanda de Almeida
@iAmandices
24.out.2014
Algumas coisas parecem óbvias, mas por incrível que pareça não são. Uma delas é que “sexo sem consentimento é estupro”, como lembra a campanha da Polícia da Escócia. We Can Stop It conta com cinco impressos que retratam homens que sabem diferenciar o sexo consensual do estupro, com frases como “Sou o tipo de cara que não pressiona a namorada para transar. E você?” ou ainda “Eu ouço quando uma garota diz não. E você?”
Duas coisas interessantes chamam a atenção nessa campanha. A primeira delas é que uma das imagens trata do estupro masculino, acabando com a ideia errônea de que apenas mulheres podem ser vítimas de crimes sexuais. A outra é que nem sempre uma mulher é violentada por um desconhecido e há muitos casos em que o estupro acontece dentro de casa, praticado por um namorado ou marido.
No site da campanha, é possível encontrar a definição de estupro segundo a lei escocesa (vale lembrar que essa definição pode variar de acordo com o país), dados sobre crimes sexuais (86% das vítimas na Escócia foram violentadas por alguém que elas conheciam ou ainda que no Reino Unido 3 a cada 20 homens foram vítimas de estupro), além de orientações às vítimas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário