Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Em Alagoas, 36 famílias estão aptas para adoção internacional

23/10/2014

De acordo com a Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai), vinculada à Corregedoria-Geral da Justiça de Alagoas, 36 famílias estrangeiras, de países como Itália, Espanha, Estados Unidos, Portugal, França e Suíça, esperam por crianças aptas para a adoção internacional em Alagoas. Para isso, as crianças precisam ter sido destituídas do poder familiar. Também é necessário esgotar a possibilidade de adoção por famílias brasileiras, o que, na maioria das vezes, ocorre devido à faixa etária dos adotandos.

Só neste ano, a Cejai habilitou 26 famílias italianas nos meses de maio e outubro, após os pretendentes passarem pelas etapas necessárias para adotar, como envio de documentação e avaliação da equipe técnica da 28ª Vara Cível da Comarca da capital - Infância e Juventude e do Ministério Público Estadual (MPE), que opinam acerca da autorização. Os processos são distribuídos entre os membros da comissão, composta pelas juízas Ana Florina (presidente), Olívia Medeiros e Aída Cristina. Após a análise, elas votam pela habilitação ou não dos pretendentes.

Caso haja a autorização, as famílias são inscritas no Cadastro da Cejai, é expedido um laudo de habilitação e os pretendentes ficam aguardando a indicação da criança ou adolescente para adoção. Para facilitar a adoção internacional, a Cejai enviou aos juízes da infância a relação das famílias estrangeiras aptas à adoção, para que os magistrados tenham conhecimento acerca dos pretendentes.

Segundo o secretário da Cejai, Hamilton Azevedo, as famílias estrangeiras costumam adotar menores com até oito anos de idade. "Os brasileiros preferem crianças com até três anos de idade e do sexo feminino, perfil dificilmente encontrado nas entidades de acolhimento", disse. Atualmente, 19 crianças e adolescentes, com idade entre 10 e 17 anos, estão aptos para a adoção no estado. Desses, cinco são meninas e 14 meninos.

Fonte: TJAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário