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sábado, 18 de outubro de 2014

Em tempos de tablets, empresas ajudam pais a brincar com os filhos



POR GIOVANNA BALOGH
15/10/14

Pai e criança fazem corrida com copos e canudinhos (Foto: Divulgação)
Pai e criança fazem corrida com copos e canudinhos (Foto: Divulgação)
Em tempos onde pais e mães usam a TV e tablets como babás eletrônicas para distrair os filhos, há quem pense em criar alternativas para que seja possível interagir e, é claro, ter uma participação maior na vida dos filhos. Mesmo após um dia exaustivo no trabalho dá para brincar ou simplesmente contar, por exemplo, uma historinha para a garotada na hora de colocar eles para dormir.

Foi pensando nisso que as publicitárias Anna Fauaz, 30, e Alessandra Sevzatian, 40, criaram em abril do ano passado o  “Box Joanninha”.  Os pais escolhem o pacote que desejam – mensal,  trimestral, semestral ou anual – e recebem em casa uma caixinha com uma brincadeira surpresa. “Dentro da caixa vem todo o material para que a brincadeira, feita com materiais recicláveis, seja feita pelos pais com os filhos. Tudo vem com um guia de passo-a-passo bem detalhado de como criar o brinquedo”, comenta Anna. Ela explica que a brincadeira começa na confecção do brinquedo.

As brincadeiras, explica ela, são unissex e fáceis de fazer mesmo para quem não é tão habilidoso em cortar, colar, etc.

Ela e a sócia tiveram a ideia depois de colocarem as brincadeiras na rede social e ver como as pessoas tinham interesse em fazer os próprios brinquedos com objetos baratos e que normalmente temos em casa. “Mas sempre faltava um papel ou uma tinta específica. Aí resolvemos criar a caixinha para facilitar”, comenta Anna, que também é dona da empresa Joanninha, que faz a locação de brinquedos educativos.

Em outubro, por ser o mês das crianças, foi feita a caixinha com brincadeira de rua, com elástico e um peão feito com CD, bola de madeira e tampa plástica. O sucesso foi tanto que as caixinhas são enviadas para todos os Estados e até para o exterior, como EUA e Suíça.
Avô brinca e ajuda a neta a montar brinquedo (Foto: Divulgação)
Avô brinca e ajuda a neta a
montar brinquedo (Foto: Divulgação)

A ideia é trabalhar a criatividade da garotada e interação com os pais. “Hoje em dia as crianças ficam muito na TV, usando tabletes e praticamente não há conversa entre pais e filhos. Esse é o momento de desligar tudo e interagir”, comenta. As brincadeiras são para crianças de três a oito anos, mas há clientes com filhos mais velhos que também curtem a caixinha.

LIVROS DELIVERY

A fotógrafa Aline Padro, 34, conta que tem dificuldades em comprar livros para a filha Lavínia, 1 ano e quatro meses. Ela comenta que descobriu pela internet o “Leiturinha”, uma empresa que entrega em casa os livros de acordo com a faixa etária da criança.

A empresa  também trabalha com planos para que o cliente escolha se deseja receber dois livros por mês ou apenas presentear alguém em uma determinada data .


Pais optam em receber em casa dois livros por mês (Foto: Divulgação)
Pais optam em receber em casa dois livros
por mês (Foto: Divulgação)
“Recebi os primeiros livros e foi perfeito. Ela amou o livro e fica com ele embaixo do braço o tempo todo”, comenta. Aline diz que optou em fazer a assinatura pois quer que a filha tenha contato com livros, mas que nem sempre tem tempo de ir até uma livraria e fazer a escolha certa.

Um dos idealizadores do Leiturinha, Guilherme Martins, diz que a ideia surgiu no fim do ano passado e que foi colocada em prática em maio deste ano. Ao todo, já são mais de 3.000 clientes. Segundo ele,  as crianças têm idades entre zero até oito anos.


Criança lendo o livro que recebeu em casa escolhido de acordo com sua faixa etária (Foto: Divulgação)
Criança lendo o livro que recebeu em casa escolhido 
de acordo com sua faixa etária (Foto: Divulgação)
Martins explica que a escolha dos livros é feito de maneira criteriosa. “Um time de psicólogos e pedagogos seleciona os livros a serem enviados dentre as editoras parceiras”, comenta Martins, que é pai de duas crianças.

Maternar

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