Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sábado, 6 de outubro de 2012


ALEITAMENTO MATERNO

CE tem nova estrutura de bancos de leite público

FOTO: ALCIDES FREIRE
De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, é de 71,14% o percentual de bebês acompanhados pelas equipes do Programa Saúde da Família (PSF) que são alimentados até os quatro meses somente com o leite materno 

Dos três bancos da rede de hospitais da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), dois foram ampliados e reformados recentemente. Primeiro, foi o do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), inaugurado no dia 20 de agosto. No último dia 28 de setembro, foi a vez da inauguração da ampliação e reforma do Banco de Leite Humano do Hospital Geral César Cals, que aumentou a capacidade de pasteurização do leite de cinco para 15 litros por dia.

Dentro deste contexto, entra em ação, neste ano, a campanha de aleitamento materno, cujo o tema é: "Doar leite materno é multiplicar vida com esperança. É somar saúde com solidariedade. É dividir o alimento mais complexo que existe. É diminuir a mortalidade infantil. É igual ao amor: quanto mais a gente doa, mais a gente tem".

Essa é a mais nova campanha pela doação de leite materno do Ministério da Saúde, que chega no momento em que o Ceará está com uma nova estrutura de bancos de leite na rede pública estadual.

Ligação

Mesmo nos fins de semana, as doações voluntárias de leite podem ser feitas. Basta fazer uma ligação gratuita. Se for para o Hospital Geral César Cals, que tem um veículo exclusivo para captação de leite, o telefone é o  0800 286 5678.

Caso a doação seja para bebês do Hospital Infantil Albert Sabin, que, em 2011, recebeu um total de 714 litros de leite humano, o telefone é  0800 280 4169.

Enquanto o novo banco do HGF se prepara para a instalação do serviço telefônico gratuito, informações e doações são pelo telefone 3101.3298. Neste número, as pessoas recebem orientações sobre a retirada do leite e os cuidados com o acondicionamento. Para estocar, podem ser utilizados vidros de maionese ou café solúvel esterilizados. O leite deve ser conservado no congelador.

Índices

Dados da Sesa confirmam que o leite materno traz saúde e vida para as crianças. Na medida em que o índice de aleitamento aumenta, a mortalidade infantil cai. No Estado, conforme dados da pasta, chega a 71,14% o percentual de bebês acompanhados pelas equipes do Programa Saúde da Família (PSF) que são alimentados até os quatro meses somente com o leite materno.

A taxa de mortalidade infantil, que era de 32 por mil nascidos vivos no ano de 1997, ano em que o índice de aleitamento era menor, de 47%, foi reduzida para 13,1 em 2011.

Segundo estudos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Ceará foi o Estado que mais reduziu a mortalidade.

SAIBA MAIS

Passos para o sucesso

da amamentação

1. Capacitar toda a equipe de cuidados da saúde nas práticas para implementar essa política;

2. Informar todas as gestantes sobre os benefícios e o manejo do leite materno;

3. Ajudar às mães a iniciar o aleitamento na primeira meia hora após o nascimento do bebê;

4. Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas dos filhos;

5. Não oferecer a recém-nascidos bebida ou alimento que não seja o leite materno, a não ser que haja indicação médica;

6. Praticar o alojamento conjunto, permitindo que mães e bebês permaneçam juntos 24 horas;

7. Incentivar o aleitamento materno sob livre demanda;

8. Não oferecer bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas;

9. Promover grupos de apoio à amamentação e encaminhar as mães a grupos na alta da maternidade. 

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1189570

Nenhum comentário:

Postar um comentário