Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

segunda-feira, 13 de maio de 2013


Do alto dos saltosCarolina D'Áurea*

O salto alto é considerado um item indispensável no universo feminino. As mulheres de todas as idades, em sua maioria, sentem-se mais bonitas e poderosas em cima de um belo sapato de salto alto. O problema é que essa peça tão desejada não é nada inofensiva. Para que se consiga manter a estabilidade do corpo sobre um salto são necessários inúmeros ajustes posturais, como a anteriorização do centro de gravidade e o aumento do stress na região lombar. Esses ajustes levam a sobrecarga em diversas articulações do corpo. Além disso, durante a marcha há uma redução do comprimento do passo e da velocidade, consequentes da diminuição de amplitude de movimento dos membros inferiores.
As consequências do uso contínuo do salto podem ser sérias. Além dos encurtamentos e desequilíbrios musculares, podem ocorrer alterações osteoarticulares como osteoartrose de quadril e joelhos, deformidades nos pés, como o hálux valgo (joanete), metatarsalgias (dor na região anterior dos pés), entorses de tornozelo, condromalácea patelar, tendinites e alterações lombares.
Um estudo realizado por um grupo de pesquisadores brasileiros, alerta para outro problema que o salto alto pode ocasionar: alterações vasculares. O grupo analisou o retorno venoso de mulheres em diferentes situações: pés descalços, salto médio de 3,5 cm, salto agulha com 7 cm e salto plataforma com 7 cm. Os resultados mostraram que a função de bomba muscular da panturrilha diminuiu conforme aumenta o tamanho do salto. Os pesquisadores concluem que o uso contínuo de salto alto tende a provocar hipertensão venosa nos membros inferiores e pode transformar-se em causa de doença venosa.
Para prevenir essas alterações o ideal é não utilizar saltos com mais de 3 cm no dia-a-dia e dar preferência para os mais largos que geram menos desequilíbrios. Se quiser, deixe para abusar dos maiores e dos estilo agulhas nos finais de semanas. Se você necessita usar constantemente salto, procure realizar alguma atividade física que fortaleça os grupos musculares. Alongar, diariamente, a musculatura dos membros inferiores e da coluna também ajuda a você manter-se no salto, mas sem “perder a pose” para alguma dor.
Mais informações: Tedeschi Filho, W et al. Influence of high-heeled shoes on venous function in young women. J Vasc Surg. 2012 Oct;56(4):1039-44

*Fisioterapeuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário