Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sábado, 22 de junho de 2013

Ban diz que 115 milhões de viúvas vivem na pobreza

Ouvir / Baixar

Secretário-Geral da ONU fez declaração para marcar o Dia Internacional da Viúva; ele afirmou que 81 milhões de mulheres sofrem abuso físico após a morte do marido.
Foto: ONU/Eric Kanalstein
Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.
O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que 115 milhões de viúvas vivem na pobreza e 81 milhões sofrem algum tipo de abuso físico.
A declaração marca o Dia Internacional da Viúva, neste 23 de junho.
Direitos
Segundo o chefe da ONU, nenhuma mulher deveria perder seus direitos quando ela não tem mais o marido. Ele disse que as jovens que casam com homens muito mais velhos estão numa situação mais vulnerável.
Ban fez um apelo para que se use o Dia Internacional das Viúvas na defesa dos direitos dessas mulheres. O objetivo é que elas possam ter uma vida melhor atingindo seu potencial máximo e contribuir para o mundo.
Data
Em 2010, a Assembleia Geral da ONU adotou formalmente 23 de junho como o Dia Internacional da Viúva, através de uma proposta apresentada pelo presidente do Gabão. A primeira celebração oficial ocorreu no ano seguinte.
A resolução pediu aos países das Nações Unidas e organizações regionais e internacionais, que dessem atenção especial à situação das viúvas e suas crianças.
Segundo a ONU, as viúvas não constam nas estatísticas, não são analisadas pelos pesquisadores e são ignoradas pela sociedade civil, o que as tornam, de fato, invisíveis.
As Nações Unidas alertam que os abusos cometidos contra as viúvas e seus filhos constituem uma das mais sérias violações dos direitos humanos e um obstáculo ao desenvolvimento.
Além da pobreza extrema, milhões de viúvas têm de lidar com a violência, a falta de abrigo, problemas de saúde e a discriminação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário