Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

domingo, 30 de junho de 2013

Aprovado acordo internacional que amplia acesso de cegos a livros especiais

Ouvir / Baixar

Stevie Wonder chega nesta sexta-feira ao Marrocos para celebrar marco com delegações da Ompi; tratado deve beneficiar milhões de pessoas com deficiência visual.
Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 
Stevie Wonder fará concerto
para celebrar acordo
A Organização Mundial da Propriedade Intelectual, Ompi, está comemorando a adoção de um acordo histórico em benefício das pessoas com deficiência visual.
O tratado foi aprovado nessa quinta-feira, após mais de uma semana de negociações entre delegações de mais de 180 países, reunidas no Marrocos. A assinatura oficial do documento será nesta sexta-feira.
Braille
Segundo a Ompi, o acordo deve ampliar o acesso de cegos e pessoas com algum tipo de deficiência visual a livros em Braille, com impressão em letras grandes e audiolivros.
Na semana passada, o músico e mensageiro da Paz da ONU, Stevie Wonder, fez um apelo aos negociadores pela assinatura do tratado. Ele disse que iria até Marrakech, caso o acordo fosse aprovado.
Concerto
A Ompi diz que Stevie Wonder irá cumprir sua promessa e chega na cidade marroquina nesta sexta-feira, para celebrar o novo tratado. Ele irá fazer um show para as delegações da agência da ONU.
O acordo internacional irá facilitar a troca de publicações entre organizações que trabalham pelos cegos ou pessoas com deficiência visual. A Ompi explica que a partilha do material deve ampliar o total de publicações disponíveis para esse público.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, existem mais de 314 milhões de pessoas com deficiência visual no mundo; 90% vivendo em países em desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário