Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

domingo, 23 de junho de 2013

"Mas" e "se": palavrinhas que podem adiar sua transformação

por Lilian Graziano

Olhar pragmático: "Reduza suas opções àquelas que lhe parecem mais palatáveis e questione-se de forma otimista sobre sua capacidade de ser bem-sucedido em seu processo de desenvolvimento"

Assim como qualquer processo de mudança de hábitos e comportamentos, aquele orientado à luz da Psicologia Positiva (PP) não poderia ser diferente: decidir entre vários caminhos possíveis nesse sentido é difícil.

Ainda, confrontar velhos e novos modos de viver, mesmo que seja para a nossa felicidade e crescimento, é uma tarefa especialmente trabalhosa. Afinal, são anos de habituação de nossa mente àquilo que se mostrou ineficiente e disfuncional para tal objetivo. Tenha certeza de que os discursos que acompanharam a perpetração desses maus hábitos e das escolhas ruins são igualmente maus e inadequados - as palavras, neste caso, têm poder, quando as dizemos ou pensamos nelas.

Ocorre que, uma vez identificado o comportamento que não funciona, e verificada uma alternativa a ser experimentada sob o foco de suas forças pessoais e das emoções positivas, como preconiza a PP, seria interessante o cuidado com o discurso e as palavras-chave que nele se destacam. Cito como exemplo o "mas" e seus sinônimos que, quando utilizados para contrapor novos e velhos hábitos, podem significar a escolha pela manutenção do que deveríamos abandonar. Um retrocesso em nosso crescimento.

"Eu devo mudar, mas...." - complete os pontos com o que quiser e estará fadado(a) a mais alguns anos vivendo em situações das quais quer se livrar. Um bom conselho seria cortar o uso do "mas" nesse tipo de reflexão e apoiar-se no trabalho construído com a ajuda da Psicologia Positiva. O problema já foi verificado e a solução foi definida - agora, é tentar sem "mas".

Não podemos esquecer, também, que o "mas" é bastante utilizado pelos procrastinadores de plantão (procrastinar, ou o costume de adiar tarefas e decisões pode, de repente, revelar-se como um dos comportamentos a serem modificados). Deixar para depois é algo que só nos trará prejuízos nesse processo. "Eu devo fazer, mas..." - ao pensar assim ou ao pronunciar essa frase um tempo importante já foi perdido.

Outra poderosa palavra que eu destacaria é o "se". No caso das muitas alternativas a seguir, ela nos introduz um leque útil de possibilidades. Mas também uma imensa complexidade ao escolher (às vezes, mostra, além dos "prós", muitos dos "contras" que tanto nos assustam).

Ainda, a todo instante, o "se" questiona nossa capacidade de ir adiante, transpor barreiras. "E se eu falhar? E se...?" Recomendo, nesse caso, um olhar pragmático: reduza suas opções àquelas que lhe parecem mais palatáveis e questione-se de forma otimista sobre sua capacidade de ser bem-sucedido em seu processo de desenvolvimento - é claro que perspectivas animadoras seguem lado a lado com possíveis falhas, mas a vida pressupõe correr certos riscos, não é mesmo?

Arrisque-se, uma vez que a verdadeira transformação, com base na Psicologia Positiva, já se iniciou, MAS usando as palavras certas. E SE falhar? Bom, aí recomece o processo, escolha outro caminho. O importante é atingir o objetivo de crescer e ser feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário