Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sábado, 22 de junho de 2013



Projeto vai analisar material educativo de prevenção às drogas distribuído nas escolas

Graça Portela

Em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça, o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (Icict/Fiocruz) está coordenado o projeto Avaliação preliminar dos insumos do projeto Diga Sim à Vida no contexto das ações de prevenção ao uso de álcool, crack e outras drogas em uma amostra de escolas públicas do Brasil. A iniciativa prevê a análise de materiais pedagógicos sobre prevenção às drogas no âmbito escolar, elaborados pela Senad em parceria com a Maurício de Souza Produções, destinados a professores e também alunos dos ensinos Fundamental e Médio das escolas públicas. Segundo uma das coordenadoras do projeto, Neilane Bertoni, o Icict fará a avaliação da aplicação desse material nas escolas. “Vamos inicialmente verificar as barreiras e as facilidades que os educadores tiveram ao fazer uso desse material”, explica. Visite aqui o site da Turma da Mônica na prevenção às drogas.
 Os alunos das séries finais do Ensino Fundamental receberão revistas da Turma da Mônica e Turma da Mônica Jovem
Os alunos das séries finais do Ensino Fundamental receberão revistas da Turma da Mônica e Turma da Mônica Jovem


O material será distribuído para cerca de 70 mil professores em 10 mil escolas públicas espalhadas em todo o país (capitais e grandes centros urbanos). Os alunos das séries finais do Ensino Fundamental receberão revistas da Turma da Mônica e Turma da Mônica Jovem. Para o Ensino Médio, as publicações serão ilustradas com personagens da Turma da Tina. O projeto da Senad está orçado em R$ 16 milhões, dos quais R$ 1 milhão será aplicado na pesquisa e o restante para a impressão do material.
O Icict também é responsável pela escolha, por meio de pregão eletrônico, da gráfica responsável pela impressão, que também fará a distribuição do material nas escolas. O instituto já colocou no ar o site para que os educadores que fizerem o curso possam acessar o material que já está disponível eletronicamente na plataforma do curso e do projeto Diga Sim à Vida. O material será avaliado pelos próprios educadores a fim de que possam elaborar estratégias para aplicá-lo em sala de aula.
O projeto também conta com o apoio do Ministério da Educação e visa a atingir não só os professores e alunos, mas toda a escola e a comunidade em geral, por intermédio dos pais, que serão estimulados a participar. “O intuito é que mudanças de comportamentos sejam tomadas e que possam reduzir as chances dos jovens se iniciarem no uso de drogas, sejam lícitas ou ilícitas”, explica Neilane. Os educadores selecionados para testar o material são os que participaram da quinta edição do curso de educadores, realizado pela Senad. No curso, promovido em 2011, eles estudaram como abordar o tema das drogas em sala de aula. O material avaliado pelos pesquisadores do Icict é o que será utilizado pelos professores em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário