Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

domingo, 23 de junho de 2013

Campinas tem média de 43 casos de agressão a idosos por mês em 2013
Número de denúncias até maio já superou os registros de 2012 inteiro.
Secretária diz que aumento é porque população tem denunciado mais.

Do G1 Campinas e Região


O número de denúncias de violência contra idosos em Campinas (SP) chegou a 215 nos cinco primeiros meses deste ano segundo dados do disque-denúncia da Secretaria de Direitos Humanos do governo federal. O valor representa uma média de 43 casos por mês, mais de um por dia.
De acordo com o balanço da secretaria, o volume de denúncias em 2013 já superou o do ano passado inteiro, quando foram registrados 207 casos. Entre 2011, quando houve 66 caos, e 2012 também houve um aumento, de 213%.
Muitas vezes, o agressor é alguém da própria família. Em um abrigo de pessoas com mais de 60 anos de Campinas, uma das idosas que não quis se identificar conta que era agredida pelo próprio filho. De acordo com ela, a situação só se resolveu quando o rapaz foi internado e parou de usar drogas. "Nossa, todo dia ele brigada com a gente. Brigava com minha filha também.Pegava pedra, tacava no carro dela. Ai, ele fazia um inferno com a gente", relata.
Assim como ela, outra idosa de 88 anos conta que mora há 11 meses em um abrigo e não gosta nem de lembrar do período em que era ofendida pela filho e pela nora. Eles a mantinham trancada em casa até que um dia a idosa conseguiu fugir. "Ele me trancava no quintal. Eu não fazia nada. Sentava e ficava quieta. Eu nunca respondi", diz.
Mais denúncias
A Secretária de Assistência Social de Campinas, Jane Valente, se diz preocupada com as estatísticas, mas, de acordo com ela, parte do aumento deve-se ao fato de as pessoas estarem mais consciente sobre a importância de denunciar. "Este aumento já é um resultado do próprio trabalho realizado pelo Conselho do Idoso, pela própria conscientização de que existem meios para fazer estas denúncias. Então, acho que hoje existe mais informação".

A presidente do Conselho do Idoso, Mônica Secco, também avalia que o aumento no número pode ser interpretado de forma positiva. "O fato de vizinhos estarem denunciando e de a comunidade estar apontando situações de violência é um grande avanço de que realmente a sociedade está se conscientizando que os idosos  têm seus direitos e precisam ser protegidos", falou.
Apesar disso, Mônica admite que a estrutura oferecida pelo popder público para conter este tipo de crime é insuficiente. "Venho acompanhando o crescente investimento. Mas ainda ele é muito aquém da necessidade. Ele está muito tímido perto do número de idosos e as necessidades todas que vem apresentando", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário