Em Curitiba, campanha em táxis estimula denúncia de violência contra mulheres para o Ligue 180
Iniciativa foi parabenizada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República
Com informações da Secretaria da Mulher de Curitiba
Quem embarca nos táxis da cidade de Curitiba está recebendo informações sobre como denunciar casos de violência contra a mulher, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A frota curitibana é composta de 2.256 automóveis. Os números dos serviços para denúncias foram incluídos nas tabelas de preços afixadas no vidro lateral dos veículos: o telefone 156 da Prefeitura de Curitiba; o Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), e o Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos.
Dirigentes da Associação das Centrais de Rádio Táxi de Curitiba apresentaram à secretária municipal da Mulher, Roseli Isidoro, e à presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Marcia Oleskovicz Fruet, na quarta-feira (19/06), as peças criadas pelas seis centrais para divulgar a campanha. Eles também fizeram um balanço dessa parceria, que tem peças como adesivos perfurados, cartões de visita, talonário de recibo específico, capa de encosto de banco, folders e panfletos.
“A campanha é bem aceita tanto pelos taxistas quanto pelos passageiros. Estava na hora de fazer alguma coisa nesse sentido para proteger as crianças e as mulheres”, disse o presidente da associação, Carlos Felber. “Uma passageira contou que depois de saber da existência do telefone 180 pela propaganda no táxi, ligou para denunciar a violência sofrida pela vizinha. Ela disse que não aguentava mais ouvir as brigas, os gritos e saber do sofrimento da mulher que reside no apartamento ao lado do seu e resolveu tomar a atitude de denunciar”, acrescentou Felber.
A secretária da Mulher agradeceu aos taxistas pela adesão e disse que a parceria com eles qualificou a ação da Prefeitura de Curitiba. Roseli Isidoro informou que a notícia chegou até Brasília e a própria secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da SPM, Aparecida Gonçalves, telefonou para parabenizar pela ação desenvolvida.
“Se pudermos salvar uma criança do abuso, já valeu a pena”, disse Marcia Oleskovicz Fruet, presidente da Fundação de Ação Social (FAS). Ela destacou o fato de que a parceria com as centrais de táxi não só garante capilaridade, mas agrega credibilidade e segurança. “Os taxistas são o termômetro da cidade, formadores de opinião e, muitas vezes, o primeiro contato do turista, do visitante com a cidade”, concluiu.
Os taxistas relatam que perceberam uma diferença no tratamento dos passageiros com eles após a circulação da campanha. “Nos primeiros dias, as associações receberam inúmeras chamadas de taxistas que solicitavam informações para poderem repassar aos passageiros sobre a iniciativa. Eles relatam a boa acolhida e não foram poucas as pessoas que parabenizaram pelo trabalho”, disse Julcimar Zambron, presidente da Rádio Táxi Sereia, que confeccionou 15 mil cartões de visita e 500 blocos de recibos para os 240 carros em circulação.
Para o presidente da Rádio Táxi Faixa Vermelha, Evandro Murilo Schroeder, a mobilização deu oportunidade de mostrar o lado social da categoria. “As pessoas recorrem aos serviços de táxi para as mais diversas situações, seja para emergencialmente pegar um filho na escola ou buscar um remédio na farmácia. A gente sempre prepara para esse atendimento e para o cuidado com o transporte de idosos, crianças, pessoa com deficiência ou sob cuidados médicos. Mas tudo isso passa despercebido”, comentou. A central imprimiu 40 mil cartões de visita e mil talões de recibos.
As associações que integram a campanha de conscientização e denúncia de violências contra mulheres, crianças e adolescentes são: Sereia, Lig Táxi, Faixa Vermelha, Teletáxi, Rádio Táxi Curitiba e Rádio Táxi Capital.
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