Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Amigas de Santos criam blog para dividir os desafios de ser mãe jovem
Meninas na faixa dos 20 anos falam sobre preconceitos e aceitação.
Blog também aborda moda, saúde e bem-estar para bebês.

Anna Gabriela Ribeiro
Do G1 Santos

Duas amigas de Santos, no litoral de São Paulo, resolveram dividir na internet as experiências e os desafios de engravidarem jovens. Criado há cerca de um mês, o blog já tem centenas de visualizações diárias. Além dos desafios, as mães compartilham os looks dos bebês, dão dicas para saúde e bem-estar e abrem espaço para as outras mães escreverem seus relatos.
Blog também aborda moda para bebês (Foto: Anna Gabriela Ribeiro/G1)
Blog também aborda moda para bebês 
(Foto: Anna Gabriela Ribeiro/G1)
O blog foi criado pela estudante de Direito Bianca Coimbra, que engravidou de Francisco aos 21 anos, e pela gestora em moda Luisa Mollo, que engravidou de Júlia aos 24. Para as garotas, o blog surgiu da necessidade de expor um assunto pouco abordado entre as mães jovens: a aceitação da gravidez e os preconceitos enfrentados pela sociedade. “Querendo ou não, não é uma gravidez planejada. Tem a dificuldade de aceitar no começo, passar pelos nove meses de gestação, o preconceito que tem dos outros. As pessoas falam, e aí vai casar quando? Então queríamos passar isso para as pessoas. Colocamos uma foto deles com uma plaquinha dizendo que para ser mãe não tem regra. Antes era normal aos 18 anos estar casada e ter filhos. Mas, hoje não, primeiro vem a profissão, para depois pensar no casamento”, afirma Luisa.
Entre as dificuldades, as meninas ressaltam ainda as mudanças no corpo e o preconceito. “A gente sabe que tem muito preconceito, as pessoas olham recriminando por ser tão nova e já estar grávida. São os depoimentos que o pessoal mais se identifica. Eu tive uma fase para aceitar. No começo não queria sair de casa, a barriga demorou para aparecer, então parecia que eu estava gorda, e eu não tinha com quem discutir essas coisas. É um assunto que poucas meninas querem expor. Já vi muitas jovens que se escondem, deletam redes sociais. Elas querem dar uma sumida”, conta Bianca.
“O mais difícil é aceitar. Todas as suas amigas estão indo para a balada e você não vai. Ou todo mundo com roupinha da moda e você com aquelas roupas para gravidez. Ou como vou contar para meu namorado, será que ele vai ficar comigo, me apoiar”, complementa Luisa.
Garotas de Santos compartilham experiências de ser mãe jovem (Foto: Anna Gabriela Ribeiro/G1)
Garotas de Santos compartilham
experiências de ser mãe jovem
(Foto: Anna Gabriela Ribeiro/G1)
Elas resolveram abrir um espaço para que outras mães também pudessem compartilhar as experiências. As meninas gostam ainda de abordar o assunto moda, e Luísa assume que a pequena Júlia é uma mini fashionista. “Menina dá para produzir muito, com acessórios, apesar que hoje em dia tem muita coisa legal para menino também”, diz Luisa. “Eu também gosto bastante, às vezes, as pessoas olham e falam que apesar de ser tão pequeno, já se veste que nem homenzinho. Eu não gosto de macacão clássico, gosto de camisa, de sapato. Gosto dele com roupa da moda, não com roupa de bebê”, conta a mãe do Francisco, de dois meses.
Mães dividem o tempo entre os bebês e a atualização do blog (Foto: Anna Gabriela Ribeiro/G1)
Mães dividem o tempo entre os bebês
e a atualização do blog
(Foto: Anna Gabriela Ribeiro/G1)
As jovens compartilham experiências com os bebês, como a primeira viagem de avião, novos tipos de termômetros, remédios, tendências em álbuns para bebês, entre outras coisas. Elas contam que se falam o dia inteiro, e dividem o tempo entre cuidar do bebê, trabalhar e atualizar o blog. “Ele está na fase do colo. Tenho que dividir o tempo. Muitas vezes estou com ele no colo e estou escrevendo ao mesmo tempo”, relata Bianca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário