Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Elaboração

Um modo espontâneo de funcionamento da mente, a elaboração  é uma das mais importantes formas de trabalho do psiquismo. Por meio dela dominam-se os estímulos internos e externos ao estabelecer conexões associativas com o patrimônio já consolidado de sentimentos e pensamentos.
Tomemos o trauma como exemplo, um estímulo externo que chega como um susto.  Após o evento traumático é comum haver um momento de silêncio e falta de sentido, um vácuo, mas em seguida haverá ideias, lembranças, sentimentos confusos e esparsos, que se associam ao evento inesperado em busca de uma narrativa que faça sentido. Cria-se uma ou mais histórias, em busca de pôr ordem na casa. Percebe-se o tamanho do machucado. A ferida se abre e se fecha, vem e volta até cicatrizar.
Outras vezes ideias e sentimentos difíceis de admitir, dolorosos, nos invadem e até nos dominam. São os estímulos internos, incontroláveis, que nos arrebentam por dentro. A elaboração visa arrumar a bagunça causada pelo imprevisível. Seu processo é o caminhar associativo que transforma  matéria bruta e densa em material mais fluído  - equivale ao processo de digestão. Está no fundamento do bom funcionamento do psiquismo.
Há traumas que nunca cessam de pedir esse trabalho, pois equivalem a uma grande extensão de área machucada ou ao esgarçamento do tecido psíquico. Quando isso acontece o processo se torna ruminante e tende a falhar, implodindo o sistema psíquico.
Nem sempre acompanhamos todo o trabalho de elaboração, é comum haver uma corrente constante e imperceptível tecendo ideias e sentimentos na vida diurna, mas revelando seus resultados nos sonhos. São os sonhos elaborativos, que trazem um patrimônio considerável de conhecimento sobre nós mesmo, revelam verdades ocultas e nos fazem amadurecer. Não desperdice esses sonhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário