17 abril 2015
Hé foi criado para a International Anti–Street Harassment Week
por Amanda de Almeida
Quantas vezes já não aconteceu de uma mulher reclamar sobre o assédio sofrido em locais públicos, com cantadas e abordagens agressivas para, em seguida, chegar um homem e dizer que adoramos um mi-mi-mi, que se eles não falam nada a gente reclama, blá-blá-blá, blá-blá-blá, blá-blá-blá, blá-blá-blá ? Aqui no B9 mesmo a gente costuma ver muito desse tipo de comentário em alguns posts.
É daí que o aplicativo criado pela BETC em parceria com a associação Stop Harcèlement de Rue para a quinta edição da International Anti–Street Harassment Week é tão bacana, uma vez que consegue simular o assédio sofrido por mulheres em locais públicos.
Disponível gratuitamente para iOS e Android, o Hé é definido como uma versão francesa do Yo, mas com uma pegadinha: depois de um tempo, um usuário desconhecido começa a enviar mensagens intrusivas para os homens, imitando as cantadas ofensivas sofridas pelas mulheres. Quando ele se cansa de receber as mensagens e bloqueia o usuário, surge uma mensagem explicando a ação.
Mais uma vez, não é uma solução definitiva ou que vai fazer uma grande diferença, mas ainda assim é um passo importante, que vale ser destacado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário