Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quinta-feira, 23 de abril de 2015

UNFPA e Promundo mapeiam iniciativas de engajamento de homens e meninos na promoção da igualdade de gênero e de direitos sexuais

Criado em Quinta, 16 Abril 2015
Alinhado a uma tendência crescente nas últimas décadas, o Fundo de População das Nações Unidas, UNFPA, no mundo, reafirma a importância de engajar homens e meninos na promoção da igualdade de gênero e da saúde e direitos sexuais e reprodutivos (SDSR). Para fortalecer esta perspectiva, a insitutição e o Promundo concluíram recentemente um mapeamento de iniciativas apoiadas ou conduzidas por governos com esta finalidade, intitulado Partnering with Government for Greater Impact: Report on the Mapping of Initiatives Engaging Men and Boys for Gender Equality and Sexual and Reproductive Health and Rights.
O mapeamento, que menciona iniciativas exemplares em países como Albânia, Brasil, Camboja, Colômbia, Niger e Vietnam, buscou compreender os motivos pelos quais os governos decidem apoiar iniciativas que estimulem o engajamento de homens e meninos em prol da equidade de gênero e SDSR, pavimentando o caminho para o fortalecimento de ações da sociedade civil e instituições governamentais no tema.

Além disso, o documento sistematiza as principais modalidades de cooperação entre governos e sociedade civil. Diversas possibilidades foram listadas, abrangendo desde modalidades de cooperação em que os governos se limitam a conceder autorização para que as atividades ocorram em escolas ou unidades de saúde até aquelas em que as atividades são conduzidas e implementadas por entes governamentais.

O estudo também identificou boas práticas e lições aprendidas a partir de experiências realizadas em diversos países do mundo. O documento ressalta que as experiências acumuladas até agora evidenciam, entre outros fatores: a importância da colaboração com grupos de direitos das mulheres; a relevância do uso de evidências para demonstrar a necessidade e a eficiência da atuação governamental para convencer os atores envolvidos; e a relevância do desenvolvimento de estratégias de divulgação de resultados positivos e de resistências encontradas.

O mapeamento de iniciativas para engajamento de homens e meninos na promoção da igualdade de gênero e SDSR expressa a visão do UNFPA de que o envolvimento destes sujeitos é fundamental para o avanço das agendas. O Programa de Ação da Conferência Internacional de População enfatiza que “os homens têm um papel fundamental na promoção da equidade de gênero, uma vez que, na maioria das sociedades, os homens exercem poder preponderante em quase todas as esferas da vida”. E, apesar de meninas e mulheres estarem desproporcionalmente sujeitas aos males causados pela desigualdades de gênero, atores da academia e da sociedade civil têm apontado evidências de que as normas sociais associadas às masculinidades também resultam em vulnerabilidades para a saúde para homens e meninos.

Como reflexo do envolvimento do UNFPA nestas discussões, esforços para compreender as necessidades específicas de adolescentes e homens jovens e para aprimorar programas voltadas a este grupo constam entre as prioridades do Plano Estratégico 2014-2017 da instituição.

O escritório do UNFPA no Brasil tem empreendido esforços nesta área atuando também em parceria com as Coordenações de Atenção à Saúde dos Homens e de Saúde de Adolescentes e Jovens, ambas integradas à Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde e com o Grupo de Trabalho em Saúde de Itaipu Binacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário