Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Militantes sírios trocam mulheres e crianças por comandante

06/04/2015
Da REUTERS

Beirute - Militantes islâmicos e combatentes leais ao governo da Síria fizeram uma rara troca de prisioneiros, com os insurgentes soltando 25 mulheres e crianças em troca de um de seus comandantes, disse nesta segunda-feira um grupo que monitora o conflito no país.

O Observatório Sírio para Direitos Humanos disse que 10 crianças e 15 mulheres foram sequestradas pelos insurgentes há mais de um ano em cidades xiitas na província de Aleppo, no norte.

O acordo foi feito entre o grupo militante islâmico Jaish al-Mujahideen e a milícia pró-governo, disse o Observatório, e medido por combatentes curdos conhecidos como Unidades de Proteção Popular (YPG).

A mídia estatal síria não mencionou a troca, e autoridades do governo não estavam imediatamente disponíveis para comentar nesta segunda-feira.

"As mulheres e crianças foram sequestradas entre um ano e 18 meses atrás e mantidos por rebeldes diferentes", disse o chefe do Observatório, Rami Abdulrahman, à Reuters por telefone. "Eles foram entregues ao Jaish al-Mujahideen para a troca", completou.

Abdulrahman disse que o comandante era o líder militar do Jaish al-Mujahideen, que foi capturado em agosto.

Sequestros com exigências de resgate são comuns na Síria, mas trocas entre lados opostos no conflito são pouco frequentes.

Mais de 220 mil pessoas foram mortas no conflito sírio.

O Observatório disse que as mulheres e crianças eram de Nubl e Zahra, dois vilarejos xiitas tomados por forças anti-governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário