Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quarta-feira, 10 de outubro de 2012


Na semana do Dia das Crianças, ONU premia jovens em Concurso Internacional de Pintura Infantil sobre Meio Ambiente


Cerimônia de Premiação é realizada no Rio de Janeiro e reúne jovens vencedores regionais de todos os cantos do mundo. Para marcar a Copa do Mundo FIFA 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, a próxima edição da competição terá como tema “Esportes e Meio Ambiente”.
Pintura de Ka Mun Leong, de 14 anos, da Malásia, que conquistou o segundo lugar mundial na competição.
Rio de Janeiro e Nairóbi – Jovens artistas de todo o mundo foram homenageados hoje (11) em uma cerimônia especial para a entrega dos prêmios do 21º Concurso Internacional de Pintura Infantil sobre o Meio Ambiente, realizada no Brasil.
Crianças e jovens receberam prêmios por seus trabalhos artísticos ambientais, que se destacaram entre mais de 630 mil outros trabalhos inscritos na competição anual, promovida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e parceiros. Entre os vencedores está o brasileiro Waldir Tokuda.
Entre os principais premiados na cerimônia está Ka Mun Leong, de 14 anos, da Malásia, que conquistou o segundo lugar mundial na competição por sua pintura multicolorida de um relógio dividido em dois – uma metade retratando poluição, incêndios e fábricas emitindo fumaça, a outra metade mostrando um rio limpo cercado por árvores e animais.
Ka Mun recebeu o prêmio no valor de US$ 1.000,00 e uma viagem para a Conferência Internacional TUNZA de Jovens pelo Meio Ambiente, que acontecerá em Dubai, em janeiro de 2013. A conferência Tunza é uma dos maiores encontros ambientais de jovens do mundo e é organizada pelo PNUMA.
A grande vencedora do prêmio global, a americana Diana Fan, de 13 anos, infelizmente não pôde comparecer à cerimônia de premiação. Diana ganhou por sua pintura de um pinguim entre imagens do fundo do oceano, florestas e turbinas eólicas.
Seis vencedores regionais também foram premiados no evento: Atthaphon Wirotrat, da Tailândia (Ásia-Pacífico); Cristina Iurie Durnea, da Moldávia (Europa); Waldir Tokuda, do Brasil (América Latina e Caribe); Michelle Hau Tung Lai, do Canadá (América do Norte) e Dariyush Jehangir Postwalla, do Barein (Oeste da Ásia). A campeã regional da África, Carolina Ferreira, de Cabo Verde, também não pôde vir ao Brasil para receber o prêmio.
Crianças de todo o mundo foram convidadas a enviar seus trabalhos artísticos sob o tema “Comunidades Verdes” para o concurso. Os desenhos submetidos ao concurso abordaram o tema com muita imaginação e sensibilidade, retratando desde humanos jogando sinuca sobre um mapa da Terra, até uma equipe de bichos que, como médicos e enfermeiros, operam um planeta doente.
“Da mudança do clima às espécies ameaçadas, esses jovens artistas retrataram, de forma criativa e inspiradora, os principais desafios ambientais enfrentados em suas próprias comunidades ou nas comunidades de seus colegas em todo o mundo”, declarou o Diretor Executivo do PNUMA, Achim Steiner.
“Por meio desses trabalhos artísticos cheios de cores e vida, eles demonstraram a necessidade de construir ‘Comunidades Verdes’ no planeta, onde pessoas são encorajadas a levar vidas mais sustentáveis, a usar recursos de forma mais eficiente e a cumprir seu papel de assegurar o desenvolvimento sustentável e inclusivo para todos”, acrescentou.
Os pais dos vencedores também compareceram à cerimônia de premiação, juntamente com representantes do governo, de escolas, de galerias de arte e museus locais. Antes da cerimônia de premiação, todos os convidados puderam visitar uma exposição de mais de 60 pinturas que ganharam destaque na última edição da competição.
Todos os vencedores regionais recebem US$1.000,00 e também participam da Conferência Tunza, em Dubai.

Sobre o Concurso

O Concurso Internacional de Pintura Infantil sobre o Meio Ambiente é o principal evento de arte e meio ambiente do PNUMA. Desde 1991, foram recebidos mais de três milhões de trabalhos de crianças de mais de 190 países.
A competição é organizada em parceria com a Fundação pela Paz Global e Meio Ambiente (FGPE), com sede no Japão, além da Bayer e da Nikon Corporation.
A procura pelos vencedores do 22º Concurso Internacional de Pintura Infantil, que terá como tema “Água: De Onde Ela Vem?”, já começou.
Qualquer jovem que tenha entre 6 e 14 anos de idade pode se inscrever na competição até o dia 13 de fevereiro de 2013. Todos os detalhes estão disponíveis no site www.unep.org/tunza/children
O PNUMA aproveitou a oportunidade para revelar o tema da 23ª edição do concurso, que será lançado no próximo ano. “O Brasil será sede de dois eventos esportivos grandiosos nos próximos anos: a Copa do Mundo da FIFA em 2014 e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016”, disse Nick Nutall, porta-voz do PNUMA, que tem liderado discussões sobre sustentabilidade com o governo do Brasil e os organizadores dos dois eventos esportivos.
“No intuito de incentivar a consciência global e ações de apoio às questões ambientais, aproveitando o sucesso desses dois eventos de massa, o tema do 23º Concurso Internacional de Pintura Infantil será focado na correlação entre Esportes e Meio ambiente”, acrescentou.
Uma galeria com as pinturas vencedoras do 21º Concurso Internacional de Pintura Infantil sobre o Meio Ambiente está disponível em: http://unep.org/tunza/children/21stcompetition.aspx
Para mais informações sobre as atividades do PNUMA para a juventude, visite www.unep.org/tunza

Nenhum comentário:

Postar um comentário