Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sábado, 19 de novembro de 2016

16 de novembro: Dia Internacional da Intolerância

Mensagem de Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional da Tolerância

14/11/2016

Em um mundo marcado pela diversidade, a tolerância é um pré-requisito para a paz. É também uma alavanca para o desenvolvimento sustentável, na medida em que estimula a construção de sociedades mais inclusivas e, assim, mais resilientes, que são capazes de se inspirar nas ideias, na energia criativa e nos talentos de cada um de seus membros.
Frequentemente, a tolerância é uma ideia minoritária, uma ideia que às vezes se vê ameaçada. Em muitos países do mundo, eu percebo o surgimento de doutrinas que têm como base o isolamento e a rejeição. Eu percebo que crises migratórias, a trágica situação dos refugiados e conflitos armados são utilizados como ferramentas para fomentar o ódio aos outros, estigmatizar minorias e legitimar a discriminação. Eu tenho ouvido o aumento de atitudes racistas e de estereótipos de religiões e culturas, como quando se diz que povos diferentes não podem viver juntos e que o mundo seria um lugar melhor se voltássemos a tempos antigos, quando “culturas puras” viviam sozinhas, protegidas de influências externas, em um passado mitificado que nunca existiu.
Devemos combater essa tendência ao isolacionismo restaurando a força e a substância da cultura da tolerância. Mais uma vez, devemos enfatizar que as culturas são enriquecidas pelo intercâmbio mútuo. Devemos nos lembrar dos fatos históricos, recordar de como os povos e as identidades se misturaram, gerando culturas mais complexas e com múltiplas identidades. Ao utilizar o testemunho vivo dos sítios do patrimônio mundial, podemos mostrar que nenhuma cultura cresceu de forma isolada, e que a diversidade é uma força, não uma fraqueza. Devemos dizer outra vez que a tolerância não é a aceitação ingênua ou passiva da diferença: é uma luta pelo respeito aos direitos fundamentais. A tolerância não significa relativismo ou indiferença. É um compromisso renovado todos os dias, para buscar na nossa diversidade os laços que unem a humanidade.
A promoção do espírito da tolerância é a fonte e o propósito das ações da UNESCO. Esse espírito é inspirado pela Declaração de Princípios sobre a Tolerância, aprovada em 1995. Ele inspira muitos programas educacionais, culturais e científicos, no marco da Década Internacional para a Aproximação das Culturas (2013-2022), da Coalizão Internacional de Cidades Inclusivas e Sustentáveis, e da promoção da educação em cidadania global. Esses programas devem ser apoiados e divulgados por políticas públicas, em discursos oficiais e no comportamento cotidiano, nos meios de comunicação e nas ruas de nossas cidades. Eu chamo todos os Estados-membros da UNESCO e todos os cidadãos do mundo para assumir essa mensagem, para construir juntos sociedades que sejam mais inclusivas, mais pacíficas e mais prósperas, por serem mais tolerantes. (Unesco/#Envolverde)

Envolverde

Nenhum comentário:

Postar um comentário