Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quarta-feira, 10 de outubro de 2012


Parentes devem estar atentos a sinais de distúrbios mentais, diz psicólogo

Ouvir Baixar

Segundo especialista, transtornos de comportamento têm de ser levados a sério, especialmente em casos de adolescentes e jovens; mundo tem mais de 350 milhões de pessoas sofrendo de depressão.
Foto: OMS/P.Virot
Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.
No Dia Mundial da Saúde Mental, as Nações Unidas voltaram a pedir o fim de estigmas e preconceitos com quem sofre do problema.
Segundo a ONU, mais de 350 milhões de pessoas lutam com a depressão, uma doença que pode ser tratada com medicamentos corretos e superada.
Para o especialista, Danilo Namo, psicólogo e consultor do Instituto Paradigma, o doente e os familiares devem estar atentos a qualquer mudança radical de comportamento.
Desempenho
Nesta entrevista à Rádio ONU, de São Paulo, Danilo Namo falou sobre alguns dos sintomas.
"Todo o tipo de manifestação psicológica que começa a atrapalhar sua rotina, o seu dia-a-dia, o seu desempenho no trabalho, as suas relações pessoais, ele deve ser tomado com muita atenção. A pessoa tem que ficar sempre atenta a isso. Se alguém não consegue ir trabalhar há uma semana, três dias, porque não consegue sair do quarto é incomum. Então a pessoa tem que se observar. Esta é a principal orientação que dou neste sentido."
Ainda segundo o psicólogo, homens têm mais tendência a não procurar o tratamento que mulheres, mas nem por isso estão imunes a distúrbios mentais.
De acordo com o especialista, a automedicação pode piorar o quadro de quem tem distúrbios mentais, e a melhor opção é sempre procurar um psiquiatra ou outros profissionais em saúde mental na rede pública ou privada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário