Acontece no dia 13 de maio (sexta), a partir das 19:00, na Casa das Rosas, situado à Av. Paulista, 37, Centro, São Paulo – SP, o lançamento do Livro ETNICIDADE, GÊNERO E EDUCAÇÃO: Trajetória de vida de Laudelina de Campos Mello.
O livro foi escrito e desenvolvido a partir da dissertação de mestrado da Professora Dr.ª Elisabete Aparecida Pinto – UFBA, e se insere no contexto da Coleção Vozes Oprimidas, contemplada pela SEPPIR em parceria com SPM no edital do 4°. Prêmio Lélia González – Protagonismo de Organizações de Mulheres Negras, no âmbito nacional.
A proposta pedagógica deste evento se ancora na história de vida de Dª Laudelina de Campos Mello, militante negra nascida em 1904, na cidade de Poços de Caldas e que dedicou a sua vida na luta pelo acesso das empregadas domésticas aos direitos sociais, políticos e trabalhistas; organizando a primeira Associação das Empregadas Domésticas em 1936 na cidade de Santos/SP. À época já se pensava nesta Associação como um sindicato.
Programação:
Sexta - 13 DE MAIO
18:30 h– Acolhimento
19:00 h– Exibição do Documentário – Laudelina, suas lutas e conquistas
Comentários: Olívia Araújo – atriz – Interprete de Dona Laudelina no Documentário
20:00 h – Mesa Redonda – Debatendo o livro em comemoração aos 85 anos de luta das empregadas domésticas pelos direitos trabalhistas
Coordenadora: Cleusa Aparecida da Silva – Casa Laudelina de Campos Mello – Campinas/SP
Expositores: Profª Drª Marineide de Oliveira Gomes(UNIFESP)
Profª Drª Joana Rodrigues (UNIFESP)
Sindicato das Empregadas Domésticas
Debatedora: Prof. Dr. Ramatis Jacino (NEPGREG/professor)
22:00 h – Lançamento do Livro - ETNICIDADE, GÊNERO E EDUCAÇÃO: Trajetória de vida de Laudelina de Campos Mello
Sessão de autógrafo: Elisabete Aparecida Pinto
Nenhum comentário:
Postar um comentário