Mostra Internacional da Semana de Bebês acontece ao final do mês em Recife. Evento vai promover troca de experiências entre países, estados e municípios empenhados em promover os direitos de crianças de até seis anos.
Os municípios de Sobral e Maracanaú, no Ceará, Jaboatão dos Guararapes e Petrolina, em Pernambuco, e Major Sales e Guamaré, no Rio Grande do Norte, foram os selecionados para apresentar suas experiências com a realização da Semana do Bebê durante a III Mostra Internacional das Semanas do Bebê, entre os dias 23 e 26 de maio, em Recife (PE).
As semanas dedicadas à primeira infância são uma das principais estratégias do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para assegurar a atenção adequada a crianças de até seis anos de idade.
No ano passado, a agência da ONU apoiou a realização de 450 Semanas do Bebê em todo o Brasil, alcançando mais de 850 mil crianças de até quatro anos. Quase 40 municípios receberam apoio do UNICEF para realizar 5.270 atividades e treinamentos envolvendo 33.296 profissionais de saúde, proteção e educação.
A mostra internacional busca promover o intercâmbio de experiências entre países, estados e municípios brasileiros. Para a edição de 2016, foi realizado um processo seletivo que contou com a participação de 85 municípios de diversas regiões do Brasil.
Os seis escolhidos participarão de um painel de apresentações e terão as despesas de um representante custeadas pela organização do evento.
Os trabalhos inscritos foram avaliados por um grupo de especialistas formados por profissionais das áreas de saúde, educação e desenvolvimento infantil que representam o UNICEF e seus parceiros.
Os critérios de avaliação levaram em conta a clareza e objetividade do processo de planejamento, a capacidade de mobilização, divulgação e a implementação de atividades diversificadas e indicadores de desempenho. Ações inovadoras e a oficialização da Semana do Bebê no calendário do município, por meio de Lei Municipal ou Lei Estadual, receberam maior pontuação durante o processo de avaliação.
Além da apresentação dessas seis experiências municipais, a programação contará com rodas de conversa, mesas-redondas, cine-debate, atividades culturais e artísticas. Para a apresentação de experiências internacionais, foram convidados representantes de Portugal e da Inglaterra.
Outras 20 experiências, que ficaram entre o 7º e 27º lugar no processo seletivo, terão espaços nos estandes para a divulgação de informações. As despesas de viagem dos 20 selecionados para área de estandes são de responsabilidade do próprio município.
Técnicos e profissionais nas áreas de saúde, educação, assistência social, estudantes de pedagogia, psicologia, pediatria e interessados no tema podem se inscrever para participar das atividades da III Mostra Internacional das Semanas do Bebê até o dia 20 de maio ou enquanto houver vagas. Saiba como aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário