Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sábado, 27 de abril de 2013


MULHER É DEMITIDA POR 'DENUNCIAR' PIADAS MACHISTAS NO VALE DO SILÍCIO

ADRIA RICHARDS SE INCOMODOU COM GRUPO DE RAPAZES QUE FAZIA PIADAS SOBRE SEXO E TECNOLOGIA, EXPÔS NO TWITTER E FOI MANDADA EMBORA POR STARTUP DE INTERNET

A indústria da tecnologia ficou mais feminina nos últimos tempos, com a ascensão de nomes como Marissa Mayer, CEO do Yahoo!, e Sheryl Sandberg, uma executiva de alto nível do Facebook. Mas o Vale do Silício, o berço de quase todas as gigantes da tecnologia, nos Estados Unidos, parece ainda ser um espaço reservado para homens.
Nesta semana, estourou a história de Adria Richards, que até a última quinta-feira (21/03) era a diretora de desenvolvimento da SendGrid, uma startup de internet. Em uma palestra no dia 17 de março, ela estava em uma plateia e, atrás dela, havia um pequeno grupo de homens fazendo piadas "sexuais e inapropriadas", de acordo com a versão dela.
Grupo de rapazes faz piadas machistas em conferência no Vale do Silício (Foto: Reprodução)
GRUPO DE RAPAZES FAZ PIADAS MACHISTAS
EM CONFERÊNCIA NO VALE DO SILÍCIO
(FOTO: REPRODUÇÃO)
Adria não deu entrevistas, mas escreveu em seu blog pessoal, um dia depois, que o grupo de homens próximos a ela fazia piadas sexuais com termos relacionados a programação e softwares.
Ela tirou uma foto e os expôs no Twitter, junto com mensagens sobre o comportamento deles. Adria, então, passou a receber ameaças e ofensas em sua conta na rede social. Dias depois, ela foi demitida por Jim Franklin, CEO do SendGrid, que alegou que a atitude dela constrangeu os rapazes e, pior, a produtividade dela caiu depois do episódio.
"A ironia é que esta conferência, de todas as conferências, tinha como objetivo ser inclusiva", contou Sharon Wienbar, uma veterana da indústria da tecnologia e sócia de um fundo de venture capital, com 22 anos de experiência na área, à Bloomberg. "Em um mundo onde tentamos fazer as coisas do jeito certo, isso ainda acontece".
O SendGrid agora enfrenta as críticas por ter demitido Adria Richards. Rachel Sklar, uma empreendedora e blogueira que defende a inclusão das mulheres na tecnologia, escreveu um artigo para o Business Insider no qual disse que, em vez de demiti-la, a startup deveria tê-la defendido para desencorajar piadas machistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário